1Então o SENHORdisse a Moisés: Lavraduastábuas de pedra, como as primeiras; e escrevereinelas as palavrasqueestavamnasprimeirastábuas, que tu quebraste.
4EntãoMoiséslavrouduastábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se de madrugada, subiu ao monteSinai, como o SENHORlhehaviaordenado, levandonasmãos as duastábuas de pedra.
6Tendo o SENHORpassadodiante de Moisés, proclamou: SENHOR, SENHOR, Deusmisericordioso e compassivo, tardio em irar-se e cheio de bondade e de fidelidade;7queusa de bondadecommilhares; queperdoa a maldade, a transgressão e o pecado; que de maneiraalgumaconsiderainocentequem é culpado; quecastiga o pecadodospaisnosfilhos e nosfilhosdosfilhos, até a terceira e quartageração.
8Nessemesmoinstante, Moiséscurvou-se até o chão e adorou,9dizendo: Senhor, se agoraacheifavoraosteusolhos, vá o Senhor no meio de nós, porqueeste é um povomuitoobstinado. Perdoa a nossamaldade e o nossopecado e toma-noscomotuapropriedade.
10Então o SENHORdisse: Agorafaçoumaaliança. Fareidiante de todo o teupovomaravilhasquenuncaforamfeitas em toda a terra, em naçãoalguma; e todoestepovo, no meio do qualestás, verá a terrívelobra do SENHOR, quefareicontigo.
13Pelocontrário, derrubareis os seusaltares, quebrareis as suascolunassagradas e cortareis os seusaserins14 (porquenãoadorarásnenhumoutrodeus; pois o SENHOR, cujonome é Zeloso, é Deuszeloso).
15Nãofaçasaliançacom os habitantes da terra, paraque, quando se prostituíremseguindoseusdeuses e a elessacrificarem, tu nãosejasconvidadoporeles e nãocomas do seusacrifício.
16Nãotomesparateusfilhosmulheresentre as filhasdeles, paraque, quandoelas se prostituíremcom os deusesdeles, nãolevemtambémteusfilhos a se prostituircomessesdeuses.
18Celebrarás a festadospãessemfermento. Comeráspãessemfermentodurantesetedias, como te ordenei, na datacerta do mês de abibe, porquefoi no mês de abibequesaíste do Egito.
20Resgataráscom um cordeiro o primeirojumento a sair do ventre. Mas, se nãoquiseresresgatá-lo, tu lhequebrarás o pescoço. Resgatarástodos os primogênitos de teusfilhos. E ninguémcomparecerádiante de mim de mãosvazias.
23Trêsvezes no ano, todos os homensirão à presença do SENHORDeus, Deus de Israel;24poisexpulsarei as nações da tuapresença e ampliarei as tuasfronteiras. Ninguémcobiçará a tuaterra, quandosubirestrêsvezes no anoparacomparecerdiante do SENHORteuDeus.
29Quandodesceu do monteSinai, trazendonasmãos as duastábuas do testemunho, sim, quandodesceu do monte, Moisésnãosabiaque a pele do seurostoresplandecia, porterDeusfaladocomele.
Nenhum comentário ainda.