1Recebinovamensagem do SENHOR. Ele me disse:2 “Filho do homem, diga o seguinte ao seupovo: Quando eu trouxer a guerracontra um país, e os seusmoradoresescolherem um homemparaservir de vigia,3 e este, ao ver o avanço do inimigo, der o sinal de alarmeavisando o povo,4quemouvir o sinal e nãoderimportânciaseráresponsávelpelasuaprópriamorte, se formortopeloinimigo.
5Eleouviu o sinal de perigo e nãoprocurou se esconder; elemesmoseráresponsávelpelasuamorte. Quemouve o sinal de perigo e toma as providênciasnecessáriassalva a suavida.
6Mas, se o vigia vê o inimigo se aproximando e não dá o sinal de perigo, eleseráresponsável se o inimigotirar a vida de algumapessoa. Essapessoaaindaassimseráculpada de seuspecados, mas eu cobrarei o preço de suavida do vigiaquenãodeu o sinal de perigo.
8Quando eu disser ao perverso: ‘Pecador, vocêestácondenado!’, se vocênãolheder o meuaviso, elemorrerácom a culpa de seuspecados, mas eu pedireicontas a vocêpelopreço da vidadessehomempecador.
9Mas, se vocêavisar o pecador e lhedisserpara se arrepender de seuspecados, e elenãoderimportância, elemorrerácom a culpa de seuspecados, masvocênãoseráresponsávelporisso.
11Diga-lhes: Juropelaminhavida, palavra do Soberano, o SENHOR: Vocêspodemterabsolutacerteza de quenãoficocontentequando o pecadormorrecom a culpa de seuspecados. Minhamaioralegria é ver o pecador se arrepender, deixarseumaucaminho e viver. Porisso, povo de Israel, arrependa-se! Arrependa-se! Abandoneseusmauscaminhos! Paraquemorrersemrazão, Israel?
12Porisso, filho do homem, diga a Israel: As boasobrasqueumapessoafez no passadonãopodemimpedirqueelasejacastigadaporseuspecados. Poroutrolado, o pecadorque se arrepende de seusmauscaminhosnãoserácastigadopelosantigospecados. O justonãoescapará do castigo, se deixar a justiça e se entregar ao pecado.
13 Eu já disseque o justoviverá. Mas, se alguémconfiar em suajustiça e se entregar ao pecado, eu deixarei de ladosuaantigajustiça, e eleserácondenadopeloseupecado; elemorreráporcausa do malquefez.
14 E quando eu disser: ‘O perversomorrerá!’, se ele se arrepender de seupecado e começar a praticar o que é certo e justo,15devolvendoobjetosdadoscomogarantia de pagamento de dívidas, obedecendoaosmeusmandamentos e deixando de lado a desobediência, é certoqueviverá! Nãoserácondenado à morte!
21 No quintodia do décimomês do décimosegundoano do primeirogrupo de Israeltersidolevadopara o exílio na Babilônia, um homemquetinhaescapado de Jerusalém me procurou e disse: “A cidadefoidestruída!”
22Poisbem, na noiteanterior o SENHORtinhacolocado a suamãosobremim. Naquelamesmamanhã, antes de o mensageirochegar, ele me curou da mudez. Assim, quando o homem de Jerusalém me procurou, eu já podiafalarperfeitamente.
23Foientãoquerecebi a seguintemensagem do SENHOR:24 “Filho do homem, os moradores de Judá, queficaramespalhadospelasruínasdascidades de Israel, andamdizendo: ‘Abraãoera um só e acabousendodono de todaestaterra. Nóssomosmuitos e podemosmuitobemvoltar a tomarposse de nossopaís!’
25Entãodiga a eles: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Como é quevocêspensam em reconquistarsuaterra? Vocêscontinuam a viver em pecado, comendocarnecomsangue, adorandoídolos e derramandosangueinocente!
26Vocêsconfiam em suasespadas, fazemcoisasnojentas, e cada um de vocêscontamina a mulher do seupróximo! Como é quevocêspensam em voltar a dominarsuaterra?
27 “Diga a essagente: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Juropelaminhavida: O resto do povoqueestávivendonasruínasdascidades de Judáserámorto na guerra; quemficouvivendo no camposerámortopelasferas; quem se escondeu em cavernas e fortalezas, morrerá de doença.
28Deixarei a terra de Judádeserta e vazia; elaseráhumilhada e perderátodo o orgulho de seuantigopoder. Os montes de Israelficarãotãodestruídosquenem os viajantespassarãoporeles.
30 “Filho do homem, o povo de Israelandafazendocomentáriossobrevocê! Falamsobrevocê em rodinhasjuntoaosmuros e às portas de suascasas. Elesdizem: ‘Vamos, venhamconosco! Vamosouvir a últimamensagem do SENHOR!’
31Eleschegamdiante de vocêcomocostumavamvir à minhapresença no templo. Eles se assentam e ouvem o quevocêdiz, masnãocolocamumapalavra em prática. Falammuito em amar o SENHOR, mas o seucoração só pensa em ganharmais e maisriquezas.
32Vocênãopassa de um divertimentoparaeles, como um cantorquecantabelascanções de amor, ou como um músicoquetocabem o seuinstrumento. Ouvem o quevocêfala, masnãopõemumapalavra em prática.
Nenhum comentário ainda.