1 A palavra do SENHORaindaveio a mim:2Filho do homem, falaaosfilhos do teupovo e dize-lhes: Quandosobre a terra eu trouxer a espada, e o povo da terraescolheralguémparaserseuatalaia,3 e esteperceber a espadavindosobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo,4entãotodoaquelequeouvir o som da trombeta, e não se derporavisado, e a espadavier e o ferir, seráculpado da suaprópriamorte.
6Mas se o atalaianãotocar a trombeta ao perceber a espadavindo, e o povonãoforavisado, e a espadavier e feriralguém, esteterásidoferidoporcausa da suamaldade, masconsiderarei o atalaiaculpadoporaquelamorte.
7Quanto a ti, ó filho do homem, eu te constituíporatalaiasobre a casa de Israel; portanto, ouve a palavra da minhaboca e dá o avisoquereceberes de mim.
8 Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamentemorrerás; e tu nãofalaresparadissuadir o ímpio do seucaminho, esseímpiomorrerá na suamaldade, mas eu te considerareiculpadopelamortedele.
9Entretanto, se advertires o ímpio do seucaminho, paraqueele se converta, e elenão se converter do seucaminho, morrerá na suamaldade; tu, porém, nãoserásculpado.
10Filho do homem, diz à casa de Israel: Assimfalais: Vistoque as nossastransgressões e os nossospecadosestãosobrenós, e definhamosneles, comoviveremos?
11Dize-lhes: Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, nãotenhoprazer na morte do ímpio, massim em que o ímpio se converta do seucaminho e viva. Convertei-vos, convertei-vosdosvossosmauscaminhos; porquemorreríeis, ó casa de Israel?
12Portanto, filho do homem, dizeaosfilhos do teupovo: A justiça do justonão o livrará no dia da suatransgressão; e, quanto à maldade do ímpio, elenãocairáporela no dia em que se converter da suamaldade; nem o justopoderáviverpelajustiça no dia em quepecar.
13Quando eu disser ao justoquecertamenteviverá, e ele, confiando na suajustiça, praticarmaldade, nenhumadassuasobras de justiçaserálembrada; masmorrerá na maldadequepraticou.
14Também, quando eu disser ao ímpio: Certamentemorrerás; se ele se converter do seupecado e praticar a retidão e a justiça;15 se esseímpiorestituir o penhor, devolver o quehaviafurtado e andarnosestatutos da vida, nãopraticando o mal, certamenteviverá, nãomorrerá.
18Quando o justo se apartar da suajustiça, praticando a maldade, morreránela;19 e, quando o ímpio se converter da suamaldade e praticar a retidão e a justiça, viveráporestas.
22 A mão do SENHORhaviaestadosobremim à tarde, antes de chegaraquelequehaviaescapado; e eleabriu a minhabocaantesqueessehomemviesseencontrarcomigopelamanhã; assim a minhaboca se abriu, e nãofiqueimais em silêncio.
23Então a palavra do SENHORveio a mim:24Filho do homem, os moradoresdesteslugaresdesertos da terra de Israelcostumamdizer: Abraãoera um só e, apesardisso, possuiu a terra; masnóssomosmuitos; certamente a terranos é dadaporherança.
27Assimlhesdirás: Assimdisse o SENHORDeus: Tãocertocomo eu vivo, os queestiverem em lugaresdesertosmorrerãopelaespada; e eu entregarei o queestiver no campoabertoparaserdevoradopelasferas; e os queestiverem em lugaresseguros e em cavernasmorrerão de praga.
30 No teucaso, filho do homem, o teupovofala de ti junto às paredes e nasportasdascasas; e um falacom o outro, cada um ao seupróximo, dizendo: Vindeouvir a palavraquevem do SENHOR.
31 E elesvêm a ti, como o povocostumafazer, e se assentamdiante de ti paraouvir as tuaspalavras, masnão as praticam; poisprofessammuitoamorcom a boca, mas o seucoraçãobusca o lucro.
Nenhum comentário ainda.