2Disse, pois: O SENHORveio de Sinai e lhessubiu de Seir; resplandeceudesde o monteParã e veiocomdezmilhares de santos; à suadireitahaviaparaeles o fogo da lei.
7 E isto é o quedisse de Judá: Ouve, ó SENHOR, a voz de Judá, e introduze-o no seupovo; as suasmãoslhebastem, e tu lhesejas em ajudacontra os seusinimigos.
8 E de Levidisse: TeuTumim e teuUrimsãopara o teuamado, que tu provaste, em Massá, comquemcontendestenaságuas de Meribá;9aquelequedisse a seupai e a suamãe: Nunca o vi. E nãoconheceu a seusirmãos e nãoestimou a seusfilhos, poisguardaram a tuapalavra e observaram o teuconcerto.
13 E de Josédisse: Bendita do SENHORseja a suaterra, com o que há de maisexcelentenoscéus, com o orvalho e com o que há no abismo, quejazabaixo,14 e com as maisexcelentesnovidades do sol, e com as maisexcelentesproduções da lua,15 e com o maisexcelentedosmontesantigos, e com o maisexcelentedosouteiroseternos,16 e com o maisexcelente da terra, e com a suaplenitude, e com a benevolênciadaquelequehabitava na sarça, a bênçãovenhasobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do quefoiseparado de seusirmãos.
17Eletem a glória do primogênito do seuboi, e as suaspontassãopontas de unicórnio; comelasferirá os povosjuntamenteaté às extremidades da terra; estes, pois, são os dezmilhares de Efraim, e estessão os milhares de Manassés.
21 E se proveu da primeiraparte, porquantoaliestavaescondida a porção do legislador; peloque, veiocom os chefes do povo, executou a justiça do SENHOR e os seusjuízosparacomIsrael.
29Bem-aventurado és tu, ó Israel! Quem é como tu, um povosalvopeloSENHOR, o escudo do teusocorro e a espada da tuaalteza? Peloque os teusinimigos te serãosujeitos, e tu pisarássobre as suasalturas.
Nenhum comentário ainda.