3PoisZedequias, rei de Judá, o haviaencerrado, dizendo: — Comovocêousaprofetizarque o SENHORDeusdissequeentregaráestacidadenasmãos do rei da Babilônia, e queeste a conquistará?
4ComoousadizerqueZedequias, rei de Judá, nãoescaparádasmãosdoscaldeus, masinfalivelmenteseráentreguenasmãos do rei da Babilônia, vindo a falarcomelepessoalmente e vendo-o face a face?
5ComoousaprofetizarqueelelevaráZedequiaspara a Babilônia, ondeficaráatéque o SENHORatenteparaele, comoelemesmodisse, e que, se lutarmoscontra os caldeus, nãoseremosbem-sucedidos?
6Jeremiasdisse: — A palavra do SENHORveio a mim, dizendo:7 “EisqueHanamel, filho de seutioSalum, viráfalarcomvocê, dizendo: ‘Compre o meucampoqueestá em Anatote, pois, pelalei a respeito do resgate, compete a vocêcomprá-lo.’”
8 — Então, exatamentecomo o SENHORtinhadito, Hanamel, filho de meutio, veiofalarcomigo no pátio da guarda e me disse: “Compre o meucampoqueestá em Anatote, na terra de Benjamim, porquevocêtem o direito de posse e de resgate. Compre!” Entãoentendiqueistoera a palavra do SENHOR.
11Peguei a escritura da compra, tanto a selada, quecontinha o contrato e as condições, como a cópiaaberta,12 e entregueiessaescritura da compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaseias, na presença de Hanamel, filho de meutio, na presençadastestemunhasqueassinaram a escritura da compra, e na presença de todos os judeusqueestavamsentados no pátio da guarda.
13 Na presençadelesdeiumaordem a Baruque, dizendo:14 — Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Pegueestasescrituras da compra, tanto a seladacomo a aberta, e coloque-as numvaso de barro, paraque se conservempormuitosdias.
16Depoisquedei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao SENHOR, dizendo:17 — Ah! SENHORDeus, eisque tu fizeste os céus e a terracom o teugrandepoder e com o teubraçoestendido; nada é demasiadamentedifícilpara ti.
18 Tu fazesmisericórdiaatémilgerações, mastambémretribuis a iniquidadedospaisnosfilhos. Tu és o grande, o poderosoDeus, cujonome é SENHORdosExércitos,19grande em conselho e magnífico em obras. Os teusolhosestãoabertossobretodos os caminhosdosfilhosdoshomens, paradar a cada um segundo o seuproceder, segundo o frutodassuasobras.
20Fizestesinais e maravilhas na terra do Egitoaté o dia de hoje, tanto em Israelcomo em toda a humanidade, e assimadquiriste a famaquetensaté o dia de hoje.
21Tiraste o teupovo de Israel da terra do Egito, comsinais e maravilhas, commãopoderosa e braçoestendido e comgrandeespanto,22 e lhedesteestaterra, quecomjuramentoprometesteaosseuspais, terraquemanaleite e mel.
23Entraramnela e delatomaramposse, masnãoobedeceram à tuavoz, nemandaram na tualei; de tudo o quelhesmandastequefizessem, nadafizeram. Porisso, trouxestesobreelestodoestemal.
24 — Eisquerampas de ataque já foramconstruídas ao redor da cidade, parasertomada, e a cidade, vencidapelaespada, pelafome e pelapeste, cairánasmãosdoscaldeus, quelutamcontraela. Comovês, aquiloquedissesteaconteceu.
26Então a palavra do SENHORveio a Jeremias, dizendo:27 — Eisque eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Seráqueexistealgodemasiadamentedifícilparamim?
29 Os caldeus, quelutamcontraestacidade, entrarãonela, porãofogonestacidade e queimarão as casassobrecujosterraçosqueimaramincenso a Baal e ofereceramlibações a outrosdeuses, para me provocarem à ira.
30Porque os filhos de Israel e os filhos de Judá só fizeram o que é mauaosmeusolhos, desde a suamocidade. Tudo o que os filhos de Israelfizeramfoiprovocar-me à iracom as obrasdassuasmãos, diz o SENHOR.
31Porqueestacidade, desde o dia em que a construíramaté o dia de hoje, temservidoparaprovocar a minhaira e o meufuror. Porisso, vouremovê-la da minhapresença,32porcausa de toda a maldadeque os filhos de Israel e os filhos de Judáfizeram, para me provocarem à ira, eles, os seusreis, as suasautoridades, os seussacerdotes e os seusprofetas, bemcomo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém.
35Edificaram os altos de Baal, queestão no vale de Ben-Hinom, paraqueimarem os seusfilhos e as suasfilhas em sacrifício a Moloque, algoquenuncalhesordenei, nem me passoupelamentequefizessemtalabominação, paralevaremJudá a pecar.
36 — Agora, pois, assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel, a respeitodestacidade, da qualvocêsdizemque já foientreguenasmãos do rei da Babilônia, pelaespada, pelafome e pelapeste.
37Eisque eu os congregarei de todas as terras, paraonde os dispersei na minhaira, no meufuror e na minhagrandeindignação. Eu os fareivoltar a estelugar e fareicomquenelehabitem em segurança.
44Comprarãocampospordinheiro, assinarão as escrituras e as fecharãocomselos, e chamarãotestemunhas, na terra de Benjamim, nosarredores de Jerusalém, nascidades de Judá, nascidades da regiãomontanhosa, nascidades da Sefelá e nascidades do Sul. Porque eu os trarei de volta do cativeiro, diz o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.