2Ora, nessetempo o exército do rei de BabilôniacercavaJerusalém; e Jeremias, o profeta, estavaencerrado no pátio da guardaqueestava na casa do rei de Judá;3PorqueZedequias, rei de Judá, o tinhaencerrado, dizendo: Porqueprofetizas tu, dizendo: Assimdiz o SENHOR: Eisqueentregoestacidade na mão do rei de Babilônia, e ele a tomará;4 E Zedequias, rei de Judá, nãoescaparádasmãosdoscaldeus; mascertamenteseráentregue na mão do rei de Babilônia, e comelefalaráboca a boca, e os seusolhosverão os dele;5 E elelevaráZedequiasparaBabilônia, e aliestará, atéque eu o visite, diz o SENHOR e, aindaquepelejeiscontra os caldeus, nãoganhareis?
6Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:7EisqueHanameel, filho de Salum, teutio, virá a ti dizendo: Comprapara ti a minhaherdadequeestá em Anatote, poistens o direito de resgateparacomprá-la.
8Veio, pois, a mimHanameel, filho de meutio, segundo a palavra do SENHOR, ao pátio da guarda, e me disse: Compraagora a minhaherdadequeestá em Anatote, na terra de Benjamim; porqueteu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Entãoentendiqueistoera a palavra do SENHOR.
12 E dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hanameel, filho de meutio e na presençadastestemunhas, quesubscreveram a escritura da compra, e na presença de todos os judeusque se assentavam no pátio da guarda.
13 E deiordem a Baruque, na presençadeles, dizendo:14Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Tomaestasescrituras, esteauto de compra, tanto a selada, como a aberta, e coloca-as numvaso de barro, paraque se possamconservarmuitosdias.
16 E depoisquedei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao SENHOR, dizendo:17 Ah SenhorDEUS! Eisque tu fizeste os céus e a terracom o teugrandepoder, e com o teubraçoestendido; nada há que te sejademasiadodifícil;18 Tu queusas de benignidadecommilhares, e retribuis a maldadedospais ao seiodosfilhosdepoisdeles; o grande, o poderosoDeuscujonome é o SENHORdosExércitos;19Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teusolhosestãoabertossobretodos os caminhosdosfilhosdoshomens, paradar a cada um segundo os seuscaminhos e segundo o frutodassuasobras;20 Tu pusestesinais e maravilhas na terra do Egitoaté ao dia de hoje, tanto em Israel, comoentre os outroshomens, e te fizeste um nome, o qual tu tensnestedia.
21 E tiraste o teupovoIsrael da terra do Egito, comsinais e commaravilhas, e commãoforte, e combraçoestendido, e comgrandeespanto,22 E lhesdesteestaterra, quejuraste a seuspaisquelheshavias de dar, terraquemanaleite e mel.
23 E entraramnela, e a possuíram, masnãoobedeceram à tuavoz, nemandaram na tualei; tudo o quelhesmandastequefizessem, elesnão o fizeram; porissoordenastelhessucedessetodoestemal.
24Eisaqui os valados; já vieramcontra a cidadeparatomá-la, e a cidadeestáentregue na mãodoscaldeus, quepelejamcontraela, pelaespada, pelafome e pelapestilência; e o quedisseste se cumpriu, e eisaqui o estáspresenciando.
25Contudo tu me disseste, ó SenhorDEUS: Comprapara ti o campopordinheiro, e fazeque o confirmemtestemunhas, embora a cidade já estejaentregue na mãodoscaldeus.
29 E os caldeus, quepelejamcontraestacidade, entrarãonela, e pôr-lhe-ão fogo, e queimarão, as casassobrecujosterraçosqueimaramincenso a Baal e ofereceramlibações a outrosdeuses, para me provocarem à ira.
30Porque os filhos de Israel e os filhos de Judánãofizeramsenãomalaosmeusolhos, desde a suamocidade; porque os filhos de Israelnadafizeramsenãoprovocar-me à iracom as obrasdassuasmãos, diz o SENHOR.
31Porquepara a minhaira e para o meufuror me temsidoestacidade, desde o dia em que a edificaram, e até ao dia de hoje, paraque a tirasse da minhapresença;32Porcausa de toda a maldadedosfilhos de Israel, e dosfilhos de Judá, quefizeram, para me provocarem à ira, eles e os seusreis, os seuspríncipes, os seussacerdotes, e os seusprofetas, comotambém os homens de Judá e os moradores de Jerusalém.
35 E edificaram os altos de Baal, queestão no Vale do Filho de Hinom, parafazerempassarseusfilhos e suasfilhaspelofogo a Moloque; o quenuncalhesordenei, nemveio ao meucoração, quefizessemtalabominação, parafazerempecar a Judá.
36 E porissoagoraassimdiz o SENHOR, o Deus de Israel, acercadestacidade, da qualvósdizeis: Já estádada na mão do rei de Babilônia, pelaespada, pelafome, e pelapestilência:37Eisque eu os congregarei de todas as terras, paraonde os tenholançado na minhaira, e no meufuror, e na minhagrandeindignação; e os tornarei a trazer a estelugar, e fareiquehabitemneleseguramente.
38 E elesserão o meupovo, e eu lhesserei o seuDeus;39 E lhesdarei um mesmocoração, e um só caminho, paraque me temamtodos os dias, paraseubem, e o bem de seusfilhos, depoisdeles.
44Comprarãocampospordinheiro, e assinarão as escrituras, e as selarão, e farãoqueconfirmemtestemunhas, na terra de Benjamim, e noscontornos de Jerusalém, e nascidades de Judá, e nascidadesdasmontanhas, e nascidadesdasplanícies, e nascidades do sul; porque os fareivoltar do seucativeiro, diz o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.