1Então, no primeirodia do décimosegundomês do segundoano do nossocativeiro, a Palavra de Yahwehveio a mim, dizendo:2 “Ó queridofilho do homem, levanta um cântico de lamentopelavida do Faraó, rei do Egito, e clamaaosegípcios: Erassemelhante a um leãomuitoforte e altivoentretodas as nações; todavia, te parecesmaiscom um grandecrocodilo, um monstronosmares, contorcendo-se em seusribeiros, agitando e enlameando as águascomsuaspatas.
3Portanto, assimdizYahweh, o SoberanoDeus: Eisqueestenderei a minharedesobre ti porintermédio de umamultidão de povos, e eles te puxarãoparaforadaságuasaté a praia.
4Então te jogareisobre a terra, e te deixarei em campoaberto, e fareicomquetodas as aves de rapinapousemsobre o teucorpo; se fartarãodastuascarnes os animais de toda a terra.
9Eisqueafligirei o coração de muitospovosquandoprovocar a tuadestruição e te levarpara o cativeiroentre as nações, paraterrasestrangeirasquenãoconheceste.
10Fareicomquemuitospovosfiquematônitos ao ver-te e saber a teurespeito; os reisdestespovosficarãoarrepiados de pavor, quando Eu brandir a minhaespadadiantedeles. Assim, no Dia da tuaqueda, cada um delesficaráhorrorizado ao contemplar o teuestado e temerãoporsuasprópriasvidas.
12Fareicair o teupovo ao fio da espadadosvalentes; os poderosos e cruéis da maisimpiedosanasnações. Eles se encarregarão de extinguir a soberba do Egito, e toda a suapopulaçãoseráderrotada.
15Quando Eu deixartoda a terra do Egitoarruinada, e despojá-la completamente de tudo o quenelaexiste; quando Eu mesmoabatertodos os quealihabitam, entãoelesentenderãoque Eu SouYahweh, o Eterno.
16Esta é a canção de lamentoque se entoará. As filhasdasnaçõesdeclamarãoestepoema de pesarpeloEgito e portodo o seupovo; entãoelessaberãoque Eu SouYahweh, o SENHOR.
17 No décimoquintodia do mês, do décimosegundoano, veio a mim a Palavra de Yahweh, o SENHOR, nestestermos:18 “Ó filho do homem, levanta um cântico de lamentopelasmultidões do Egito e também a ele; e às suasfilhas, faze-as baixarem ao Sheol, à sepultura, às regiõesinferiores da terra, juntamentecomtodosaquelesquedescem à cova.
21 Do interior do Sheol, da sepultura, os valentes e poderososlíderesreceberão o Egito e todos os seusaliados, dizendo: ‘Eisqueelesdesceram e jazemcom os incircuncisos, com os queforammortos ao fio da espada!’
23 Os seussepulcrosforamlançadosnumacovaaindamaisprofunda, e o seuexércitojaz em volta do seutúmulo. Todosquantoshaviamespalhadoterror na terradosviventesestãomortos, caídosmediante os golpesaniquiladores da espada do juízo.
24AliestáElãocomtoda a suagente ao redor do seutúmulo. Eisquetodoselesestãomortos; tombarampelopoder da espada e desceramincircuncisos ao mundodosmortos; e levaram a suavergonhaparadebaixo da terra.
25Foireservado um lugar de repousoparaElãoentre os mortos, juntamentecomtodos os seusbandos em volta do seutúmulo. Todosestesincircuncisosforammortos à espadaporhaveremcausadoterror na terradosviventes; e levaram a suavergonhacom os quebaixam à sepultura; jazementre os mortos.
26Meseque e Tubalestãotambémali, comtodo o seupovo ao redor de seussepulcros. Todoselesincircuncisos, mortos ao fio da espadaporquantoforamresponsáveisporgrandeterror na terradaquelesqueestãovivos.
27Porventuranãojazemcom os outrosguerreirosincircuncisostombados, quedesceram à sepulturacomsuasarmas de guerra, cujasespadasforamcolocadasdebaixo da cabeçadeles? O castigo de suasiniquidadesestásobre os seusossos, embora o temorcausadoporessesguerreirostenhapercorridotoda a terradosviventes.
29AliestáEdom, os seusreis e todos os seuspríncipes, que no seupoderforampostoscom os queforamexterminados ao fio da espada; estesestarãocom os incircuncisos e com os quevãoparadebaixo da terra.
30Aliestãotambém os príncipes do Norte, todoseles, e todos os sidônios, quedesceramcom os mortos; sãohumilhadosporcausa do terrorquecausaramcom o poderquedetinham em suasmãos. Elesjazemincircuncisoscom os queforammortos à espada e carregamsuadesonracomtodos os quedescem à cova.
31Assim, o Faraó e todo o seuexército os contemplarão, e se consolarão; o próprioFaraó e seusmuitosguerreiros se confortarãotendo em vistatodosquesucumbiram ao fio da espada. Palavra do SENHOR, o SoberanoYahweh.
32Aindaque eu o tenhafeitoespalhar o terror na terradosseresvivos, o faraó e todo o seupovomorrerãoentre os incircuncisos, com os queforamexterminados à espada. Palavra de Yahweh, o SoberanoSENHOR.
Nenhum comentário ainda.