7Lembrem-se dosdias da antiguidade, atentempara os anos de sucessivasgerações. Perguntemaosseuspais, e elesinformarão; aosseusanciãos, e eleslhesdirão.
8Quando o Altíssimodistribuía as heranças às nações, quandoseparava os filhosdoshomensunsdosoutros, fixou as fronteirasdospovos, segundo o númerodosfilhos de Israel.
11Como a águiadesperta a suaninhada e voejasobre os seusfilhotes, estende as asas e, tomando-os, os levasobreelas,12assim, só o SENHORguiou o seupovo, e nãohaviacomeledeusestranho.
13Ele o fezcavalgarsobre os altos da terra, comer o produto do campo, chuparmel da rocha e azeite da pedradura;14alimentou-o comcoalhada de vacas e leite de ovelhas, com a gorduradoscordeiros, doscarneirosquepastam em Basã e dosbodes, com o melhortrigo. E vocêsbeberam o sanguedasuvas, o vinho.
17Ofereceramsacrifíciosaosdemônios, não a Deus; sacrificaram a deusesquenãoconheceram, novosdeusesquevieram há pouco, diantedosquais os seuspaisnãotremeram.
21Provocaramciúmes em mimcomaquiloquenão é Deus; comseusídolos me provocaram à ira. Portanto, provocareiciúmesnelescomaquelequenão é povo; comumanaçãotola os despertarei à ira.
22Porque um fogo se acendeu no meufuror e queimaráaté o maisprofundo do inferno, consumirá a terra e as suascolheitas e incendiará os fundamentosdosmontes.
26 Eu disseque os espalhariaportodos os cantos e quefariacessar a suamemóriadentre os homens,27 se eu nãotivessereceado a provocação do inimigo, paraque os seusadversáriosnão se iludam, paraquenãodigam: ‘A nossamãoprevaleceu, e nãofoi o SENHORquemfeztudoisto.’
32Porque a vinhadeles é da vinha de Sodoma e doscampos de Gomorra; as suasuvassãouvas de veneno, seuscachossãoamargos;33 o vinhodeles é veneno de serpentes e peçonhaterrível de víboras.
35 A mimpertence a vingança, a retribuição, a seutempo, quando o pé delesresvalar; porque o dia da suacalamidadeestápróximo, e o seudestino se apressa em chegar.”
39Vejam, agora, que eu, sim, eu souEle, e quenão há nenhumdeusalém de mim; eu mato e eu façoviver; eu firo e eu saro; e não há quempossalivraralguém da minhamão.
40Levanto a mãoaoscéus e afirmoporminhavidaeterna:41 se eu afiar a minhaespadareluzente, e a minhamãoexercitar o juízo, tomareivingançacontra os meusadversários e retribuireiaosque me odeiam.
43 Ó nações, louvemcom o povo de Deus, porque o SENHORvingará o sanguedosseusservos, tomarávingançadosseusadversários e faráexpiaçãopelaterra do seupovo.
45QuandoMoisésacabou de falartodasestaspalavras a todo o Israel,46disse-lhes: — Guardem no coraçãotodas as palavrasquehojetestificoentrevocês, paraqueordenem a seusfilhosquetratem de cumprirtodas as palavrasdestaLei.
47Porqueestapalavranão é paravocêscoisa vã; pelocontrário, é a suavida; e, porestamesmapalavra, vocêsprolongarão os dias na terra em que, passando o Jordão, vocêsvãoentrar e da qualtomarãoposse.
48Naquelemesmodia, o SENHORfalou a Moisés, dizendo:49 — Suba a estemonte de Abarim, ao monteNebo, queestá na terra de Moabe, em frente de Jericó, e veja a terra de Canaã, quedoucomopropriedadeaosfilhos de Israel.
51Porquevocêsforaminfiéis a mim no meiodosfilhos de Israel, naságuas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, poisnão me santificaram no meiodosfilhos de Israel.
Nenhum comentário ainda.