8Quando o Altíssimodistribuía as heranças às nações, quandodividia os filhos de Adãounsdosoutros, pôs os termosdospovos, conforme o númerodosfilhos de Israel.
11Como a águiadesperta o seuninho, se movesobre os seusfilhos, estende as suasasas, toma-os e os levasobre as suasasas,12assim, só o SENHOR o guiou; e nãohaviacomeledeusestranho.
13Ele o fezcavalgarsobre as alturas da terra e comer as novidades do campo; e o fezchuparmel da rocha e azeite da durapederneira,14manteiga de vacas e leite do rebanho, com a gorduradoscordeiros e doscarneirosquepastam em Basã e dosbodes, com a gordura da flor do trigo; e bebeste o sanguedasuvas, o vinhopuro.
15 E, engordando-se Jesurum, deucoices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da suasalvação.
19 O quevendo o SENHOR, os desprezou, provocado à iracontraseusfilhos e suasfilhas;20 e disse: Esconderei o meurostodeles e vereiqualserá o seufim; porquesãogeração de perversidade, filhos em quemnão há lealdade.
21 A zelos me provocaramcomaquiloquenão é Deus; com as suasvaidades me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zeloscom os quenãosãopovo; comnaçãolouca os despertarei à ira.
22Porque um fogo se acendeu na minhaira, e arderáaté ao maisprofundo do inferno, e consumirá a terracom a suanovidade, e abrasará os fundamentosdosmontes.
26 Eu dissequeportodos os cantos os espalharia; fariacessar a suamemóriadentre os homens,27 se eu nãoreceara a ira do inimigo, paraque os seusadversários o nãoestranhem e paraquenãodigam: A nossamãoestáalta; o SENHORnãofeztudoisso.
35Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em queresvalar o seu pé; porque o dia da suaruínaestápróximo, e as coisasquelheshão de suceder se apressam a chegar.
37Então, dirá: Ondeestão os seusdeuses, a rocha em quemconfiavam,38 de cujossacrifícioscomiam a gordura e de cujaslibaçõesbebiam o vinho? Levantem-se e vosajudem, paraquehajaparavósescondedouro.
41 Se eu afiar a minhaespadareluzente e travar do juízo a minhamão, fareitornar a vingançasobre os meusadversários e recompensarei os meusaborrecedores.
43Jubilai, ó nações, com o seupovo, porquevingará o sanguedosseusservos, e sobre os seusadversáriosfarátornar a vingança, e terámisericórdia da suaterra e do seupovo.
45 E, acabandoMoisés de falartodasestaspalavras a todo o Israel,46disse-lhes: Aplicai o vossocoração a todas as palavrasquehojetestificoentrevós, paraque as recomendeis a vossosfilhos, paraquetenhamcuidado de cumprirtodas as palavrasdestalei.
48Depois, falou o SENHOR a Moisés, naquelemesmodia, dizendo:49Sobe o monte de Abarim, o monteNebo, queestá na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, quedareiaosfilhos de Israelporpossessão.
50 E morre no monte, ao qualsubirás; e recolhe-te ao teupovo, comoArão, teuirmão, morreu no monte de Hor e se recolheu ao seupovo,51porquantoprevaricastescontramim no meiodosfilhos de Israel, naságuas da contenção, em Cades, no deserto de Zim, pois me nãosantificastes no meiodosfilhos de Israel.
Nenhum comentário ainda.