2QuandoEzequiasviuqueSenaqueribetinhavindo e estavaresolvido a atacarJerusalém,3decidiu, em consultacom os seusoficiais e os seushomensvalentes, tapar as fontesdaságuasquehaviafora da cidade; e eles o ajudaram.
4Assim, muitopovo se ajuntou, e taparamtodas as fontes, bemcomo o ribeiroquecorriapelomeio da terra, poisdiziam: “Porqueviriam os reis da Assíria e achariamtantaáguaporaqui?”
5Ezequias se animou, restaurou a muralha da cidade e construiutorressobreela. Levantoutambémoutramuralhaporfora, fortificouMilo na Cidade de Davi e fezarmas e escudos em abundância.
6Pôsoficiais de guerra à frente do povo, reuniu-os na praçajunto ao portão da cidade e lhesfalou ao coração, dizendo:7 — Sejamfortes e corajosos, nãotenhammedo, nem se assustemporcausa do rei da Assíria, nemporcausa de toda a multidãoqueestácomele, porqueconoscoestáalguémque é maior do que o queestácomele.
8Comeleestá o braço de carne, masconoscoestá o SENHOR, nossoDeus, paranosajudar e paraguerrear as nossasguerras. O povo se animoucom as palavras de Ezequias, rei de Judá.
9Depoisdisto, quandoSenaqueribe, rei da Assíria, comtodo o seuexércitositiavaLaquis, eleenviou os seusservos a Ezequias, rei de Judá, e a todo o povo de Judáqueestava em Jerusalém, dizendo:10 — AssimdizSenaqueribe, rei da Assíria: “Em quevocêsconfiam, vocêsqueestão aí em Jerusalém, queestásitiada?
11Poracaso, não é Ezequiasquemestáincitandovocês, paraquemorram de fome e de sede, dizendo: ‘O SENHOR, nossoDeus, noslivrarádasmãos do rei da Assíria?’
12Não é Ezequias o mesmoqueremoveu os lugaresaltos e os altares do SENHOR, dizendo a Judá e a Jerusalém: ‘Diante de um só altarvocêsdevem se prostrar e apenassobreeledevemqueimarincenso?’
13Vocêsnãosabem o que eu e os meuspaisfizemoscomtodos os povosdasoutrasterras? Seráque os deusesdasnaçõesdaquelasterraspuderam de algumaformalivrar o seupaísdasminhasmãos?
14 De todos os deusesdaquelasnaçõesque os meuspaisdestruíram, qualdelesfoicapaz de livrar o seupovodasminhasmãos? Entãocomo o Deus de vocêsserácapaz de livrá-losdasminhasmãos?
15Portanto, nãodeixemagoraqueEzequias os engane, nemque os inciteassim. Nãoacreditemnele! Porquenenhumdeus de naçãoalgumanem de reinoalgumfoicapaz de livrar o seupovodasminhasmãos, nemdasmãos de meuspais. Muitomenos o Deus de vocêsserácapaz de livrá-losdasminhasmãos!”
17Senaqueribeescreveutambémcartasparablasfemar do SENHOR, Deus de Israel, e parafalarcontraele, dizendo: “Assimcomo os deusesdasnações de outrasterrasnãolivraram o seupovodasminhasmãos, assimtambém o Deus de Ezequiasnãolivrará o seupovodasminhasmãos.”
21 E o SENHORenviou um anjoquedestruiutodos os homensvalentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rostocoberto de vergonha, voltoupara a suaterra. Quandoeleentrou no templo de seudeus, os seusprópriosfilhosali o mataram à espada.
22Assim o SENHORlivrouEzequias e os moradores de Jerusalémdasmãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e dasmãos de todos os inimigos; e lhesdeupazportodos os lados.
23Muitostraziampresentes a Jerusalém ao SENHOR e coisaspreciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modoque, depoisdisto, foiexaltado à vista de todas as nações.
27Ezequiasteveriquezas e glória em grandeabundância. Construiudepósitosparaguardar a prata, o ouro, as pedraspreciosas, as especiarias, os escudos e todos os objetos de valor.
31Mas, quando os embaixadoresdospríncipes da Babilônialheforamenviadospara se informarem a respeito do prodígioquetinhaacontecido na terra, Deus o desamparou, paraprová-lo e parasabertudo o quehavia no coraçãodele.
32Quantoaosdemaisatos de Ezequias e às suasobras de misericórdia, estátudoescrito na Visão do ProfetaIsaías, filho de Amoz, e no Livro da HistóriadosReis de Judá e de Israel.
33Ezequiasmorreu e foisepultado na subidapara os túmulosdosfilhos de Davi. Todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalémlheprestaramhonras na suamorte. E Manassés, seufilho, reinou em seulugar.
Nenhum comentário ainda.