2QuandoEzequiasviuqueSenaqueribetinhavindocom o propósito de atacarJerusalém,3consultou os seuschefes e os seusoficiaissobretapar as fontesdaságuasqueficavamfora da cidade; e elesconcordaram.
4Assim, muitagente se ajuntou e tapoutodas as fontes, comotambém o ribeiroqueatravessava o território, dizendo: Porquedeixarque os reis da Assíriaencontremtantaágua?
5Ezequiasanimou-se e construiutodo o muroqueestavademolido, levantandotorressobreele, fezoutromuroporfora, fortificouMilo, na Cidade de Davi, e fezumagrandequantidade de armas e escudos.
6Entãoestabeleceuoficiaismilitaressobre o povo e, reunindo-os na praçajunto à porta da cidade, animou-os, dizendo:7Sedefortes e corajosos; nãotemais, nemdesanimeis, porcausa do rei da Assíria, nemporcausa de todo o exércitoqueestácomele, poisestáconosco um maior do que o queestácomele.
9Depoisdisso, enquantositiavaLaquiscomtodas as suastropas, Senaqueribe, rei da Assíria, envioumensageiros a Ezequias, rei de Judá, em Jerusalém, e a todo o Judáqueestava em Jerusalém, dizendo:10AssimdizSenaqueribe, rei da Assíria: Em queconfiais, parapermanecerdessitiados em Jerusalém?
12EssemesmoEzequiasnãolhetirou os altaresdascolinas e os demaisaltares, e nãoordenou a Judá e a Jerusalém: Diante de um só altaradorareis, e sobreelequeimareisincenso?
13Nãosabeis o que eu e meuspaisfizemos a todos os povos de outrasterras? Poracaso os deusesdasnaçõesdaquelasterraspuderam de algummodolivrar a suaterra da minhamão?
15Agora, nãodeixeisqueEzequiasvosengane e vosiluda, nemlhedeiscrédito. Porquenenhumdeus de naçãoalguma, nem de reinoalgum, pôdelivrar o seupovo da minhamão, nem da mão de meuspais; quantomenos o vossoDeuspoderálivrar-vos da minhamão.
17Eletambémescreveucartasparablasfemarcontra o SENHOR, Deus de Israel, insultando-o: Assimcomo os deusesdasnaçõesdasterrasnãolivraram o seupovo da minhamão, assimtambém o Deus de Ezequiasnãolivrará o seupovo da minhamão.
18Elesgritarambemalto, na línguadosjudeus, ao povo de Jerusalémqueestava em cima do muro, para os atemorizarem e os perturbarem, a fim de invadirem a cidade.
21Então o SENHORenviou um anjoquedestruiutodos os guerreirosvalentes, os chefes e os líderes no acampamento do rei da Assíria. Envergonhado, elevoltouparasuaterra, e, quandoentrou no templo de seudeus, algunsdosseusprópriosfilhos o mataramali à espada.
22Assim o SENHORsalvouEzequias e os moradores de Jerusalém da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhesdeudescanso de todos os lados.
23 E muitoslevaramofertas ao SENHOR em Jerusalém e coisaspreciosas a Ezequias, rei de Judá, de modoque, desdeessetempo, elefoiexaltadodiantedosolhos de todas as nações.
26PorémEzequiashumilhou-se pelasoberba do seucoração, ele e os habitantes de Jerusalém, de modoque a grandeira do SENHORnãoveiosobreelesnosdias de Ezequias.
27Ezequiastevemuitasriquezas e honra; proveu-se de depósitosparaprata, ouro, pedraspreciosas, especiarias, escudos e todaespécie de objetosvaliosos;28também de celeirosparaarmazenartrigo, vinho e azeite, de estrebariasparatodotipo de animais, e de curraispara os rebanhos.
30TambémfoiEzequiasquemtapou o manancialsuperiordaságuas de Giom, fazendo-as correr em linharetapeloladoocidental da Cidade de Davi. E Ezequiasprosperou em tudo o quefez.
31Mas, na questãodosembaixadoresdospríncipes da Babilônia, quelheforamenviadosparaperguntarsobre o prodígioquetinhasidofeito na suaterra, Deus o desamparouparaexperimentá-lo e paraconhecer as intenções de seucoração.
33Ezequiasdescansoucomseuspais, e o sepultaram no maisaltodossepulcrosdosfilhos de Davi; e todo o Judá e os habitantes de Jerusalémlherenderamhonras na suamorte. E seufilhoManassésreinou em seulugar.
Nenhum comentário ainda.