1Mas, vendo o povoqueMoisésdemoravaparadescer do monte, reuniram-se todos ao redor de Arão e disseram: “Façadeusesquesirvam de guiasparanós, pois a Moisés — essehomemquenostirou do Egito — nãosabemos o queaconteceu”.
6 No diaseguinte, todoslevantaramcedo e ofereceramofertasqueimadas e ofertas de paz ao bezerro de ouro. O povoassentou-se paracomer e beber e levantou-se para se divertir.
7Então o SENHORdisse a Moisés: “Desça, pois o seupovo, o povoquevocêtirou do Egito, corrompeu-se8 e depressa se desviou do caminhoque eu haviaordenado. Fez um bezerro de ourofundido e lheofereceuculto, e ofereceusacrifícios a ele! Alémdisso, o povodiz: ‘Israel, este é o seudeusquetirouvocê do Egito!’ ”9 O SENHORdissemais a Moisés: “Tenhopercebidoqueestepovo é um povorebelde.
11MasMoisésimplorou ao SENHOR, seuDeus. “SENHOR”, disseele, “porqueficarindignadoassimcom o seupovo, que o SENHORtirou da terra do Egitocomgrandepoder e fortemão?
12Porquedeixar os egípciosdizer: ‘Foicom má intençãoque os tirou, paramatá-losnosmontes e parabani-los da face da terra’? Volteatrás, eu peço, e apague a suaindignação. Tenhapiedade e desista de fazeresseterrívelmal ao seupovo!
13Lembre-se dosseusservosAbraão, Isaque e Israel, aosquaisjuroupeloseunome: ‘Multiplicarei os seusdescendentes, como as estrelas do céu e darei a elestodaestaterraqueprometi a eles, e os seusdescendentesherdarãoestaterraparasempre’ ”.
19QuandoMoisés se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, ficoufurioso! Elejogou as duastábuas de pedra no chão, quebrando-as ao pé do monte!
20 Em seguida, pegou o bezerroqueelestinhamfeito e o derreteu, depois o moeu, reduzindo-o a pó, queespalhou na água, e fez os israelitasbeberemaquelaágua.
27DisseMoisés a eles: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Peguecada um a suaespada, percorra o acampamento, de ponta a ponta, ida e volta, de porta em porta, e matecada um o seuirmão, o seuamigo e o seuvizinho’ ”.
29Moisésentãofalouaoslevitas: “Hojevocês se consagraram ao SENHOR, poisnenhum de vocêspoupouseufilho ou seuirmão, de modoque o SENHOR os abençoouhoje”.
30 No diaseguinteMoisésdisse ao povo: “Vocêscometeram um terrívelpecado. Mas eu subireinovamente ao SENHOR, e talvezconsigaobter o perdãopelopecado de vocês”.
34Agora vá e conduza o povo ao lugar de quelhefalei; estejacerto de que o meuanjoirá à suafrente. Porém, no dia da minhavisitação, eu os punireipelosseuspecados”.
Nenhum comentário ainda.