1Mas, vendo o povoqueMoiséstardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nosdeusesquevãoadiante de nós; porquequanto a esteMoisés, a estehomemquenostirou da terra do Egito, nãosabemos o quelhesucedeu.
3Então, todo o povoarrancou os pendentes de ouroqueestavamnassuasorelhas, e os trouxeram a Arão,4 e ele os tomoudassuasmãos, e formou o ourocom um buril, e fezdele um bezerro de fundição. Então, disseram: Estessãoteusdeuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
6 E, no diaseguinte, madrugaram, e ofereceramholocaustos, e trouxeramofertaspacíficas; e o povoassentou-se a comer e a beber; depois, levantaram-se a folgar.
7Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teupovo, quefizestesubir do Egito, se temcorrompido,8 e depressa se temdesviado do caminhoque eu lhestinhaordenado; fizerampara si um bezerro de fundição, e peranteele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estessão os teusdeuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
11PorémMoiséssuplicou ao SENHOR, seuDeus, e disse: Ó SENHOR, porque se acende o teufurorcontra o teupovo, que tu tiraste da terra do Egitocomgrandeforça e comfortemão?
12Porquehão de falar os egípcios, dizendo: Paramal os tirou, paramatá-losnosmontes e paradestruí-los da face da terra? Torna-te da ira do teufuror e arrepende-te destemalcontra o teupovo.
13Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teusservos, aosquaispor ti mesmotensjurado e lhesdisseste: Multiplicarei a vossasementecomo as estrelasdoscéus e darei à vossasementetodaestaterra, de quetenhodito, paraque a possuamporherançaeternamente.
15 E voltouMoisés, e desceu do montecom as duastábuas do Testemunho na suamão, tábuasescritas de ambas as bandas; de uma e de outrabandaescritasestavam.
19 E aconteceuque, chegandoele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuasdassuasmãos, e quebrou-as ao pé do monte,20 e tomou o bezerroquetinhamfeito, e queimou-o no fogo, moendo-o atéque se tornou em pó; e o espargiusobre as águas e deu-o a beberaosfilhos de Israel.
22Então, disseArão: Não se acenda a ira do meusenhor; tu sabesqueestepovo é inclinado ao mal;23 e eles me disseram: Faze-nosdeusesquevãoadiante de nós; porquenãosabemosquesucedeu a esteMoisés, a estehomemquenostirou da terra do Egito.
25 E, vendoMoisésque o povoestavadespido, porqueArão o haviadespidoparavergonhaentre os seusinimigos,26pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então, se ajuntaram a eletodos os filhos de Levi.
27 E disse-lhes: Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um ponha a suaespadasobre a suacoxa; e passai e tornaipeloarraial de porta em porta, e matecada um a seuirmão, e cada um a seuamigo, e cada um a seupróximo.
29PorquantoMoiséstinhadito: Consagraihoje as vossasmãos ao SENHOR; porquantocada um serácontra o seufilho e contra o seuirmão; e istoparaelevosdarhojebênção.
30 E aconteceuque, no diaseguinte, Moisésdisse ao povo: Vóspecastesgrandepecado; agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura, fareipropiciaçãoporvossopecado.
34Vai, pois, agora, conduzeestepovoparaonde te tenhodito; eisque o meuAnjoiráadiante de ti; porém, no dia da minhavisitação, visitarei, neles, o seupecado.
Nenhum comentário ainda.