7Poisassimdiz o SENHOR: Cantai a respeito de Jacócomalegria e exultaiporcausa da principaldasnações. Proclamai, cantailouvores e dizei: Ó SENHOR, salva o teupovo, o remanescente de Israel.
8 Eu os trarei da terra do norte e os reunireidasextremidades da terra. Juntamentecomelesestarão os cegos e aleijados, as mulheresgrávidas e as queestiveremparadar à luz. Umagrandemultidãoretornará.
9Virãocomchoro, mas eu os guiareicomconsolações. Eu os guiareiaosribeiros de águas, por um caminhoreto em quenãotropeçarão; porquesoupaiparaIsrael, e Efraim é o meuprimogênito.
10Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a naslongínquasterrascosteiras: AquelequedispersouIsrael o reunirá e cuidarádele, como o pastorfazcomseurebanho.
12Virão e cantarão de júbilonoslugaresaltos de Sião, ficarãoradiantes de alegriaporcausa da bondade do SENHOR: o trigo, o vinho e o azeite, os cordeiros e os bezerros. Serãocomo um jardimregado e nuncamaissofrerão.
13Então as moçasdançarãoalegres; os jovens e os velhos se regozijarão. Transformarei o seupranto em júbilo e os consolarei, e lhesdareialegria em lugar de tristeza.
15Assimdiz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choroamargo: É Raquelchorandoporseusfilhos; e não se deixaconsolar, porque já nãoexistem.
16Assimdiz o SENHOR: Reprime a tuavoz do choro, e daslágrimas, os teusolhos; porque a tuadorterárecompensa, diz o SENHOR, e elesvoltarão da terra do inimigo.
18 Eu ouviEfraim, que se lamentava, dizendo: Tu me corrigiste, e eu me deixeicorrigir, como um novilhoaindanãodomado. Restaura-me paraque eu sejarestaurado, pois tu és o SENHOR, meuDeus.
19Sim, depois de me desviar, eu me arrependi; e depois de compreender, bati no meupeito. Sinto-me envergonhado e abatido, poistrago os atosvergonhosos da minhajuventude.
20Não é Efraimmeufilhoquerido, o filho em quem me alegro? Poiscadavezquefalodele, lembro-me delecomapreço. Porisso, o meucoração se comoveporele, e lhemostrarei a minhagrandecompaixão, diz o SENHOR.
23Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Quando eu trouxer de volta os exilados, então se diránovamente na terra de Judá e nassuascidades: O SENHOR te abençoe, ó morada da justiça, ó montesanto!
32Elanãoserácomo a aliançaquefizcomseuspais, quando os pegueipelamãoparatirá-los da terra do Egito, poiselesquebraram a minhaaliança, mesmosendo eu o senhordeles, diz o SENHOR.
33Masesta é a aliançaquefareicom a casa de Israeldepoisdaquelesdias, diz o SENHOR: Porei a minhalei na suamente e a escreverei no seucoração. Eu serei o seuDeus, e elesserão o meupovo.
34 E nãoensinarãomaiscada um a seupróximo, nemcada um a seuirmão, dizendo: Conhecei o SENHOR; porquetodos me conhecerão, do maispobre ao maisrico, diz o SENHOR. Porqueperdoarei a suamaldade e não me lembrareimaisdosseuspecados.
35Assimdiz o SENHOR, queestabeleceu o solparailuminar o dia e determinouque a lua e as estrelasbrilhassem à noite, queagita o mar, de modoquesuasondasrujam; o seunome é SENHORdosExércitos:36 Se essesdecretosdeixarem de funcionardiante de mim, diz o SENHOR, então a linhagem de Israeldeixarátambém de serumanaçãodiante de mimparasempre.
37Assimdiz o SENHOR: Se puderemsermedidos os céus em cima, e sondados os fundamentos da terraembaixo, também eu rejeitareitoda a linhagem de Israel, portudoquantoelestêmfeito, diz o SENHOR.
40 E todo o valeondecadáveres e cinzassãolançados, e todos os camposaté o ribeiro de Cedrom, até a esquina da portadosCavalospara o oriente, tudoserásanto ao SENHOR; nuncamaisseráarrancadonemdestruído.
Nenhum comentário ainda.