7Porqueassimdiz o SENHOR: CantaisobreJacócomalegria, e exultaiporcausa do chefedasnações; proclamai, cantailouvores, e dizei: Salva, SENHOR, ao teupovo, o restante de Israel.
8Eisque os trarei da terra do norte, e os congregareidasextremidades da terra; entre os quaishaverácegos e aleijados, grávidas e as de partojuntamente; em grandecongregaçãovoltarãoparaaqui.
9Virãocomchoro, e comsúplicas os levarei; guiá-los-ei aosribeiros de águas, porcaminhodireito, no qualnãotropeçarão, porquesou um paiparaIsrael, e Efraim é o meuprimogênito.
10Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nasilhaslongínquas, e dizei: Aquelequeespalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seurebanho.
12Assimquevirão, e exultarão no alto de Sião, e correrãoaosbens do SENHOR, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aoscordeiros e bezerros; e a suaalmaserácomo um jardimregado, e nuncamaisandarãotristes.
13Então a virgem se alegrará na dança, comotambém os jovens e os velhosjuntamente; e tornarei o seupranto em alegria, e os consolarei, e lhesdareialegria em lugar de tristeza.
15Assimdiz o SENHOR: Umavoz se ouviu em Ramá, lamentação, choroamargo; Raquelchoraseusfilhos; nãoquerserconsoladaquanto a seusfilhos, porque já nãoexistem.
16Assimdiz o SENHOR: Reprime a tuavoz de choro, e as lágrimas de teusolhos; porque há galardãopara o teutrabalho, diz o SENHOR, poiselesvoltarão da terra do inimigo.
18Bemouvi eu queEfraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fuicastigado, comonovilhoaindanãodomado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o SENHORmeuDeus.
19 Na verdadeque, depoisque me converti, tivearrependimento; e depoisquefuiinstruído, bati na minhacoxa; fiqueiconfuso, e também me envergonhei; porquesuportei o opróbrio da minhamocidade.
20Não é Efraimparamim um filhoprecioso, criançadasminhasdelícias? Porquedepoisquefalocontraele, ainda me lembrodelesolicitamente; porisso se comovemporele as minhasentranhas; deveras me compadecereidele, diz o SENHOR.
21Levantapara ti sinais, fazepara ti altosmarcos, aplica o teucoração à vereda, ao caminhoporondeandaste; volta, pois, ó virgem de Israel, regressa a estastuascidades.
23Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Aindadirãoestapalavra na terra de Judá, e nassuascidades, quando eu vosrestaurar do seucativeiro: O SENHOR te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade!
28 E seráque, comoveleisobreeles, paraarrancar, e paraderrubar, e paratranstornar, e paradestruir, e paraafligir, assimvelareisobreeles, paraedificar e paraplantar, diz o SENHOR.
32Nãoconforme a aliançaquefizcomseuspais, no dia em que os tomeipelamão, para os tirar da terra do Egito; porqueelesinvalidaram a minhaaliançaapesar de eu os haverdesposado, diz o SENHOR.
33Masesta é a aliançaquefareicom a casa de Israeldepoisdaquelesdias, diz o SENHOR: Porei a minhalei no seuinterior, e a escreverei no seucoração; e eu serei o seuDeus e elesserão o meupovo.
34 E nãoensinarámaiscada um a seupróximo, nemcada um a seuirmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porquetodos me conhecerão, desde o menoraté ao maiordeles, diz o SENHOR; porquelhesperdoarei a suamaldade, e nuncamais me lembrareidosseuspecados.
35Assimdiz o SENHOR, que dá o solparaluz do dia, e as ordenanças da lua e dasestrelasparaluz da noite, queagita o mar, bramando as suasondas; o SENHORdosExércitos é o seunome.
37Assimdisse o SENHOR: Se puderemsermedidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitareitoda a descendência de Israel, portudoquantofizeram, diz o SENHOR.
40 E todo o valedoscadáveres e da cinza, e todos os camposaté ao ribeiro de Cedrom, até à esquina da portadoscavalospara o oriente, serãoconsagrados ao SENHOR; não se arrancaránem se derrubarámaiseternamente.
Nenhum comentário ainda.