1ProsseguindoMoisés, falouaindaestaspalavras a todo o Israel,2dizendo-lhes: Cento e vinteanostenho eu hoje. Já nãopossomaissair e entrar; e o Senhor me disse: NãopassarásesteJordão.
7EntãochamouMoisés a Josué, e lhedisse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entraráscomestepovo na terraque o Senhor, comjuramento, prometeu a teuspaislhesdaria; e tu os farásherdá-la.
10TambémMoiséslhesdeuordem, dizendo: Ao fim de cadaseteanos, no tempodeterminado do ano da remissão, na festadostabernáculos,11quandotodo o Israelvier a comparecerperante ao SenhorteuDeus, no lugarqueeleescolher, lereisestaleidiante de todo o Israel, paratodosouvirem.
12Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeirosqueestãodentrodasvossasportas, paraqueouçam e aprendam, e temam ao SenhorvossoDeus, e tenhamcuidado de cumprirtodas as palavrasdestalei;13 e queseusfilhosquenão a souberemouçam, e aprendam a temer ao SenhorvossoDeus, todos os diasqueviverdessobre a terra a qualestaispassando o Jordãoparapossuir.
14Tambémdisse o Senhor a Moisés: Eisquevemchegando o dia em quehás de morrer. Chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da revelação, paraque eu lhe dê ordens. AssimforamMoisés e Josué, e se apresentaram na tenda da revelação.
16 E disse o Senhor a Moisés: Eisquedormiráscomteuspais; e estepovo se levantará, e se prostituiráindoapós os deusesestranhos da terra na qualestáentrando, e me deixará, e quebrará o meupacto, quefizcomele.
17Então se acenderá a minhairanaquelediacontraele, e eu o deixarei, e deleesconderei o meurosto, e eleserádevorado. Tantosmales e angústias o alcançarão, quediránaqueledia: Não é, porventura, pornãoestar o meuDeuscomigo, que me sobrevieramestesmales?
19Agora, pois, escreveiparavósestecântico, e ensinai-o aosfilhos de Israel; ponde-o na suaboca, paraqueestecântico me sirvaportestemunhacontra o povo de Israel.
20Porque o introduzirei na terraque, comjuramento, prometi a seuspais, terraquemanaleite e mel; comerá, fartar-se-á, e engordará; então, tornando-se paraoutrosdeuses, os servirá, e me desprezará, violando o meupacto.
21 E seráque, quandolhesobrevieremmuitosmales e angústias, entãoestecânticoresponderácontraeleportestemunha, poisnãoseráesquecido da boca de suadescendência; porquantoconheço a suaimaginação, o queelemaquinahoje, antes de eu o terintroduzido na terraquelheprometicomjuramento.
23 E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terraque, comjuramento, lhesprometi; e eu sereicontigo.
24Ora, tendoMoisésacabado de escrevernumlivrotodas as palavrasdestalei,25deuordemaoslevitasquelevavam a arca do pacto do Senhor, dizendo:26Tomaiestelivro da lei, e ponde-o ao lado da arca do pacto do SenhorvossoDeus, paraquealiestejaportestemunhacontravós.
27Porqueconheço a vossarebeldia e a vossaduracerviz; eisque, vivendo eu aindahojeconvosco, rebeldesfostescontra o Senhor; e quantomaisdepois da minhamorte!
28Congregaiperantemimtodos os anciãosdasvossastribos, e vossosoficiais, paraque eu faleestaspalavrasaosseusouvidos, e tomeportestemunhascontraeles o céu e a terra.
29Porque eu seiquedepois da minhamortecertamentevoscorrompereis, e vosdesviareis do caminhoquevosordenei; entãoestemalvossobreviránosúltimosdias, quandofizerdes o que é mauaosolhos do Senhor, para o provocar à iracom a obradasvossasmãos.
Nenhum comentário ainda.