1Depoisdisso, Moisésfalouaindaestaspalavras a todo o Israel:2Tenhocento e vinteanos. Já nãopossomais ir aondequero; e o SENHOR me disse: Nãoatravessarás o Jordão.
3 O SENHOR, teuDeus, atravessará na tuafrente. Eledestruiráestasnações de diante de ti, paraque as possuas. Josuéatravessará na tuafrente, como o SENHORdisse.
7EntãoMoiséschamouJosué e lhedisse, na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso, poisentraráscomestepovo na terraque o SENHORprometeucomjuramentodar a seuspais; e tu os farásrecebê-la comoherança.
10Moisésdeu-lhesestaordem: Ao fim de cadaseteanos, no ano da remissão, na festadostabernáculos,11quandotodo o Israelcomparecerperante o SENHOR, teuDeus, no lugarqueeleescolher, estaleiserálidadiante de todo o Israel, paraquetodos a ouçam.
12Reuni o povo, homens, mulheres e crianças, e os estrangeirosdentrodasvossascidades, paraqueouçam, aprendam e temam o SENHOR, vossoDeus, e tenham o cuidado de obedecer a todas as palavrasdestalei;13 e paraqueseusfilhosquenãoconhecemestaleiouçam e aprendam a temer o SENHOR, vossoDeus, todos os diasqueviverdessobre a terraqueireispossuirquandoatravessardes o Jordão.
14 E o SENHORdisse a Moisés: Aproxima-se o dia em quedevesmorrer. ChamaJosué e apresentai-vos na tenda da revelação, paraque eu lhe dê ordens. Então, Moisés e Josuéforam e se apresentaram na tenda da revelação.
16 E o SENHORdisse a Moisés: Descansaráscomteuspais; e estepovocomeçará a se prostituir, seguindo os deusesestrangeiros da terra em queestáentrando, e me abandonará, e quebrará a aliançaquefizcomele.
17Então, naqueledia, a minhaira se acenderácontraele, e eu o abandonarei, e deleesconderei o meurosto, e eleserádevorado. Tantosmales e angústias o alcançarãoque, naqueledia, eledirá: Seráqueessasdesgraças me aconteceramporque o meuDeusnãoestácomigo?
19Agora, então, escreveiestecânticoparavós e ensinai-o aosisraelitas. Fazei-os conservá-lo na boca, paraqueelesejaminhatestemunhacontra o povo de Israel.
20Porque eu o levareipara a terraqueprometicomjuramento a seuspais, terraque dá leite e mel. Elecomerá, se fartará e engordará. Então, voltando-se paraoutrosdeuses, os cultuará e me desprezará, violando a minhaaliança.
21 E, quandoforatingidopormuitosmales e angústias, entãoestecânticofalarácomotestemunhacontraele, poisnãoseráesquecido da boca de suadescendência; porqueconheço a suaimaginação, o queeleplanejahoje, antesque eu o façaentrar na terraquelheprometicomjuramento.
24TendoMoisésacabado de escrevernumlivrotodas as palavrasdestalei,25deuordemaoslevitasquelevavam a arca da aliança do SENHOR:26Tomaiestelivro da lei e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR, vossoDeus, paraquealiestejacomotestemunhacontravós.
28Reunidiante de mimtodos os anciãosdasvossastribos, e vossosoficiais, paraque eu faleestaspalavrasdiantedeles e convoque o céu e a terracomotestemunhascontraeles.
29Porque eu seique, depois da minhamorte, certamentevoscorrompereis e vosdesviareis do caminhoquevosordenei. Então, estemalvosatingiránosúltimosdias, quandofizerdes o que é mauaosolhos do SENHOR, paraprovocarsuairacom a obradasvossasmãos.
Nenhum comentário ainda.