14Ora, saiuRúbennosdias da ceifa do trigo e achoumandrágoras no campo, e as trouxe a Léia, suamãe. EntãodisseRaquel a Léia: Dá-me, peço, dasmandrágoras de teufilho.
15 Ao quelherespondeuLéia: É já poucoque me hajastiradomeumarido? querestirartambém as mandrágoras de meufilho? ProsseguiuRaquel: Porissoele se deitarácontigoestanoitepelasmandrágoras de teufilho.
16Quando, pois, Jacóveio à tarde do campo, saiu-lheLéia ao encontro e disse: Hás de estarcomigo, porquecertamente te alugueipelasmandrágoras de meufilho. E comeladeitou-se Jacóaquelanoite.
19ConcebendoLéiaoutravez, deu a Jacó um sextofilho;20 e disse: Deus me deu um excelentedote; agoramorarácomigomeumarido, porquelhetenhodadoseisfilhos. E chamou-lheZebulom.
30Porque o poucoquetinhasantes da minhavindatem se multiplicadoabundantemente; e o Senhor te temabençoadoporondequerque eu fui. Agora, pois, quandohei de trabalhartambémporminhacasa?
31InsistiuLabão: Que te darei? EntãorespondeuJacó: Não me darásnada; tornarei a apascentar e a guardar o teurebanho se me fizeresisto:32Passareihojeportodo o teurebanho, separandodeletodos os salpicados e malhados, e todos os escurosentre as ovelhas, e os malhados e salpicadosentre as cabras; e istoserá o meusalário.
33 De modoqueresponderápormim a minhajustiça no dia de amanhã, quandovieresver o meusalárioassimexpostodiante de ti: tudo o quenãoforsalpicado e malhadoentre as cabras e escuroentre as ovelhas, esse, se forachadocomigo, serátidoporfurtado.
35 E separounaquelemesmodia os bodeslistrados e malhados e todas as cabrassalpicadas e malhadas, tudo em quehaviaalgumbranco, e todos os escurosentre os cordeiros e os deunasmãos de seusfilhos;36 e pôstrêsdias de caminhoentre si e Jacó; e Jacóapascentava o restantedosrebanhos de Labão.
37EntãotomouJacóvarasverdes de estoraque, de amendoeira e de plátano e, descascandonelasriscasbrancas, descobriu o brancoquenelashavia;38 e as varasquedescascarapôs em frentedosrebanhos, noscochos, isto é, nosbebedouros, onde os rebanhosbebiam; e conceberamquandovinhambeber.
40EntãoseparouJacó os cordeiros, e fez os rebanhosolharpara os listrados e paratodos os escuros no rebanho de Labão; e pôsseurebanho à parte, e nãopôscom o rebanho de Labão.
41 e todas as vezesqueconcebiam as ovelhasfortes, punhaJacó as varasnosbebedouros, diantedosolhos do rebanho, paraqueconcebessemdiantedasvaras;42masquandoerafraco o rebanho, elenão as punha. Assim as fracaseram de Labão, e as fortes de Jacó.
Nenhum comentário ainda.