14FoiRúbennosdias da ceifa do trigo, e achoumandrágoras no campo, e trouxe-as a Lia, suamãe. Então, disseRaquel a Lia: Dá-me dasmandrágoras de teufilho.
15Respondeuela: Achaspouco o me tereslevado o marido? Tomarástambém as mandrágoras de meufilho? DisseRaquel: Ele te possuiráestanoite, a trocodasmandrágoras de teufilho.
16 À tarde, vindoJacó do campo, saiu-lhe ao encontroLia e lhedisse: Estanoite me possuirás, pois eu te alugueipelasmandrágoras de meufilho. E Jacó, naquelanoite, coabitoucomela.
30Porque o poucoquetinhasantes da minhavindafoiaumentadograndemente; e o SENHOR te abençooupormeutrabalho. Agora, pois, quandohei de eu trabalhartambémporminhacasa?
31Então, Labãolheperguntou: Que te darei? RespondeuJacó: Nada me darás; tornarei a apascentar e a guardar o teurebanho, se me fizeresisto:32Passareihojeportodo o teurebanho, separandodele os salpicados e malhados, e todos os negrosentre os cordeiros, e o que é malhado e salpicadoentre as cabras; seráisto o meusalário.
33Assim, responderápormim a minhajustiça, no dia de amanhã, quandovieresver o meusaláriodiante de ti; o quenãoforsalpicado e malhadoentre as cabras e negroentre as ovelhas, esse, se forachadocomigo, serátidoporfurtado.
35Mas, naquelemesmodia, separouLabão os bodeslistados e malhados e todas as cabrassalpicadas e malhadas, todos os quetinhamalgumabrancura e todos os negrosentre os cordeiros; e os passou às mãos de seusfilhos.
37Tomou, então, Jacóvarasverdes de álamo, de aveleira e de plátano e lhesremoveu a casca, em riscasabertas, deixandoaparecer a brancuradasvaras,38 as quais, assimescorchadas, pôsele em frente do rebanho, noscanais de água e nosbebedouros, aonde os rebanhosvinhamparadessedentar-se, e conceberamquandovinham a beber.
40Então, separouJacó os cordeiros e virou o rebanhopara o ladodoslistados e dospretosnosrebanhos de Labão; e pôs o seurebanho à parte e não o juntoucom o rebanho de Labão.
Nenhum comentário ainda.