1Depoisdisso, Ezequiasenvioumensageirosportodo o Israel e Judá, e escreveucartas a Efraim e a Manassés, paraqueviessem ao templo do SENHOR em Jerusalém, a fim de celebrarem a Páscoa do SENHOR, Deus de Israel.
2 O reiresolveu, com os chefes e comtoda a comunidade em Jerusalém, celebrar a Páscoa no segundomês,3poisnãopuderamcelebrá-la no tempopróprioporquenãohaviasacerdotessantificados em númerosuficiente, e porque o povonão se tinhaajuntado em Jerusalém.
5Entãodecretaramque se fizesseproclamaçãoportodo o Israel, desdeBersebaaté Dã, paraqueviessemcelebrar a Páscoa do SENHOR, Deus de Israel, em Jerusalém; porquemuitosnão a tinhamcelebradocomoestáescrito.
6 Os mensageirospartiramcom as cartas do rei e dosseuschefes, portodo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo: Israelitas, voltaipara o SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, paraqueele se voltepara o restante de vósqueescapastes da mãodosreis da Assíria.
8Nãosejaisteimososcomovossosantepassados; massujeitai-vos ao SENHOR, e entrai no seusantuárioqueelesantificouparasempre, e cultuai o SENHOR, vossoDeus, paraque a suafúria se desvie de vós.
9Pois, se voltardespara o SENHOR, vossosparentes e vossosfilhosacharãomisericórdia da partedosque os levaramcativos, e voltarãoparaestaterra; porque o SENHOR, vossoDeus, é bom e compassivo, e nãodesviará o rosto de vós, se voltardesparaele.
15Entãoimolaram o sacrifício da Páscoa no décimoquartodia do segundomês; e os sacerdotes e levitas, humilhados, santificaram-se e trouxeramsacrifícios ao templo do SENHOR.
16Elesocuparamseuslugares, segundo a suaordem, conforme a lei de Moisés, homem de Deus; e os sacerdotesaspergiram o sanguequerecebiamdasmãosdoslevitas.
17Poishaviamuitos na comunidadequenão se tinhamsantificado; então os levitastiveramquesacrificar os cordeiros da Páscoa em favor de quemnãoestavalimpo, para o santificarem ao SENHOR.
18Porquemuitagente, muitos de Efraim e Manassés, Issacar e Zebulom, não se haviapurificado; apesardisso, comeram a Páscoa, emboranãosegundo o queestáescrito; masEzequiastinhaoradoporeles, dizendo: O SENHOR, que é bom, perdoequem19 se dispôs a buscar a Deus, o SENHOR, o Deus de seuspais, aindaquenãoestejapurificadosegundo a purificação do santuário.
21 Os israelitasqueestavam em Jerusalémcelebraram a festadospãessemfermentoporsetediascomgrandealegria; e os levitas e os sacerdoteslouvaram o SENHORtodos os diascominstrumentos de sommuitoforte e estridente, cantando ao SENHOR.
22Ezequiasmostrousuaaprovação a todos os levitas de grandecapacidade no serviço do SENHOR. Elescomeramdasofertas da festaporsetedias, sacrificandoofertaspacíficas e dandograças ao SENHOR, Deus de seuspais.
24PoisEzequias, rei de Judá, apresentoumilnovilhos e setemilovelhas à comunidadepara os sacrifícios; e os chefesapresentarammilnovilhos e dezmilovelhas à comunidade; e muitossacerdotes se santificaram.
25Toda a comunidade de Judá se alegrou, juntamentecom os sacerdotes e levitas, e toda a comunidadedosquevieram de Israel, e também os estrangeirosquevieram da terra de Israel e os quehabitavam em Judá.
27Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a suavozfoiouvida, porque a suaoraçãochegouaté a santahabitação de Deus, até o céu.
Nenhum comentário ainda.