1 E sucedeu, quandoDavi e os seushomenshaviamchegado a Ziclague, no terceirodia, que os amalequitashaviaminvadido o sul e Ziclague, e ferido a Ziclague, e a queimaramcomfogo;2 e haviamlevadocativas as mulheresquenelaestavam: elesnãomataramnenhumadelas, nemgrande, nempequena, mas as tomaram, e prosseguiram no seucaminho.
3Então, Davi e os seushomensvieram à cidade, e eisqueelaestavaqueimadapelofogo; e as suasesposas, e os seusfilhos, e as suasfilhastinhamsidolevadoscativos.
6 E Davificoumuiangustiado; pois o povofalou em apedrejá-lo, porque a alma de todo o povoestavaaflita, cadahomemporcausadosseusfilhos e suasfilhas; Davi, porém, animou- se no Senhor, seuDeus.
8 E Daviconsultou o Senhor, dizendo: Devoperseguirestatropa? Devoalcançá-los? E Elelherespondeu: Persegue; pois tu certamente os alcançarás, e semfaltarecuperarátudo.
10Daviporémfoi ao encalço, ele e quatrocentoshomens; poisduzentosficaramparatrás, os quaisestavamtãofragilizadosquenãoconseguiramatravessar o ribeiro de Besor.
11 E elesacharam um egípcio no campo, e o trouxeramatéDavi, e lhederampão, e elecomeu; e o fizerambeberágua;12 e eleslhederam um pedaço de um bolo de figos, e doiscachos de uvaspassas; e quandoeleterminou de comer, o seuespíritolheretornou; poiselenãohaviacomidopão, nembebidoágua, haviatrêsdias e trêsnoites.
13 E Davidisse a ele: A quem tu pertences? E de onde és tu? E eledisse: Eu sou um moço do Egito, servo de umamalequita; e o meusenhor me abandonou, porquetrêsdiasatrás eu caíenfermo.
15 E Davilhedisse: Podes tu me fazerdesceratéestacompanhia? E eledisse: Jura-me porDeus, que tu não me matarás, nem me entregarásnasmãos do meusenhor, e eu te fareidesceratéestacompanhia.
16 E quandoeledesceu, eisqueelesestavamespalhados ao largo de toda a terra, comendo e bebendo, e dançando, porcausa de todo o grandedespojoquehaviamretirado da terradosfilisteus, e da terra de Judá.
17 E Davi os feriudesde o crepúsculoaté o anoitecer do diaseguinte; e nãoescapoudalinenhumdoshomensdeles, salvoquatrocentosmoços, os quaismontaram em camelos e fugiram.
21 E Daviveioaté os duzentoshomensqueestavamtãofragilizadosquenãoconseguiramseguirDavi, os quaiseletambémfezcomquepermanecessemjunto ao ribeiro de Besor; e eles se adiantarampara se encontrarcomDavi, e para se encontrarcom o povoquecomeleestava; e, quandoDavi se aproximou do povo, ele os saudou.
22Então, responderamtodos os homensímpios, e os homens de Belial, daquelesqueforamcomDavi, e disseram: Comoelesnãoforamconosco, nãolhesdaremosnada do despojoquerecuperamos, salvo a esposa e os filhos de cadahomem, paraqueelespossamguiá-losparalonge e partir.
23EntãodisseDavi: Vósnãofareisassim, irmãosmeus, comaquiloque o Senhornosdeu, aquelequenospreservou e entregou na nossamão a companhiaqueveiocontranós.
24Poisquemvosatentaránestaquestão? Mascomo é a partedaquelequedesce à batalha, tambémserá a partedaquelequeesperoujuntoaospertences: eles, igualmente, tomarãoparte.
26 E quandoDavichegou a Ziclague, eleenviou do despojoaosanciãos de Judá, aosseusamigos, dizendo: Eisaqui um presenteparavós do despojodosinimigos do Senhor;27paraaquelesqueestavam em Betel, e paraaquelesqueestavam no sul de Ramote, e paraaquelesqueestavam em Jatir,28 e paraaquelesqueestavam em Aroér, e paraaquelesqueestavam em Sifmote, e paraaquelesqueestavam em Estemoa,29 e paraaquelesqueestavam em Racal, e paraaquelesqueestavamnascidadesdosjerameelitas, e paraaquelesqueestavamnascidadesdosqueneus,30 e paraaquelesqueestavam em Horma, e paraaquelesqueestavam em Borasã, e paraaquelesqueestavam em Atace,31 e paraaquelesqueestavam em Hebrom, e paratodos os lugaresonde o próprioDavi e os seushomensestavamacostumados a se refugiar.
Nenhum comentário ainda.