8 E a Escritura, prevendoqueDeusiriajustificar os não-judeuspela fé, anuncioucomantecedência as boasnovas a Abraão: “Porteuintermédio, todas as naçõesserãoabençoadas”.
10Poistodos os quesãodasobras da Leiestãodebaixo de maldição. Porquantoestáescrito: “Malditotodoaquelequenãopersiste em praticartodos os mandamentosescritos no Livro da Lei”.
13FoiCristoquemnosredimiu da maldição da Leiquando, a si próprio se tornoumaldição em nossolugar, poiscomoestáescrito: “Malditotodoaquelequeforpenduradonummadeiro”.
15Carosirmãos, eu vosfalarei em termossimplesmentehumanos. Assim, mesmoconsiderandoque um testamentosejafeitopormãoshumanas, ninguém o poderáanulardepois de haversidoratificado, nem ao menoslheacrescentaralgo.
16Dessemesmomodo, as promessasforamfeitas a Abraão e ao seudescendente. A Escrituranãodeclara: “E aosseusdescendentes”, como se referindo a muitos, masexclusivamente: “Ao seudescendente”, transmitindo a informação de que se trata de uma só pessoa, isto é, Cristo.
17 Em outraspalavras: A Lei, queveioquatrocentos e trintaanosdepois, nãoanula a aliançapreviamenteestabelecidaporDeus, de maneiraquevenha a invalidar a promessa.
18Porquanto, se a herançaprovém da Lei já nãodependemais da promessa. Deus, entretanto, outorgou a herançagratuitamente a Abraãoporintermédio da promessa.
19Qualera, então, o propósito da Lei? Ora, a Leifoiacrescentadaporcausadastransgressões, atéqueviesse o Descendente a quem se referia a Promessa, e foipromulgadapormeio de anjos, pelamão de um mediador.
21Sendoassim, pode a Leisercontrária às promessas de Deus? De formaalguma! Pois, se tivessesidooutorgadaumaleiquepudesseconcedervida, comtoda a certeza a justiçaresultaria da lei.
Nenhum comentário ainda.