2Nasceramfilhos a Davi em Hebrom. Foi o seuprimogênitoAmnom, de Ainoã, jezreelita;3 o seusegundo, Quileabe, de Abigail, queforamulher de Nabal, carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;4 o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital;5 e o sexto, Itreão, filho de Eglá, mulher de Davi. Essesfilhosnasceram a Davi em Hebrom.
8Abner, em extremoiradopelaspalavras de Is-Bosete, respondeu: Sou eu algumacabeça de cãoquepertence a Judá? Hoje, uso de beneficênciaparacom a casa de Saul, teupai, paracomseusirmãos e amigos e não te entregueinasmãos de Davi; contudo, me queresculparporcausadessamulher.
9AssimfaçaDeus a Abner e maisainda se, comoJeovájurou a Davi, eu nãolhefizer,10transferindo da casa de Saul o reino e estabelecendo o trono de DavisobreIsrael e sobreJudá, desde Dã atéBerseba.
12Abnerenviou a seufavormensageiros a Davi, dizendo: De quem é a terra? Fazecomigo a tuaaliança, e eisque a minhamãoserácontigo, paratornar a ti todo o Israel.
13RespondeuDavi: Bemestá; eu fareialiançacontigo; masexijo de ti uma só cousa, a saber, nãoverás a minhafacesemprimeirotrazeresMical, filha de Saul, quandovieresver a minhaface.
19Falou do mesmomodoAbneraosouvidos de Benjamim e foitambémdizeraosouvidos de Davi, em Hebrom, tudo o quepareceubemaosolhos de Israel e de toda a casa de Benjamim.
21DisseAbner a Davi: Levantar-me-ei, e irei, e ajuntarei ao rei, meusenhor, todo o Israel; farãocontigoaliança, e reinarássobretudo o quedesejar a tuaalma. Assim, despediuDavi a Abner, e foi-se ele em paz.
22Eisque os servos de Davi e de Joabevoltaramdumacorreria e traziamconsigograndedespojo. Abner, porém, já nãoestavacomDavi em Hebrom, porqueDavi o tinhadespedido, e eletinhaido em paz.
27TendoAbnervoltado a Hebrom, Joabe o levou à parte, ao meio da porta, paralhefalar em segredo, e feriu-o, ali, na barriga. Assim, morreueleporcausa do sangue de Asael, irmão de Joabe.
29CaiaessesanguesobreJoabe e sobretoda a casa de seupai. Nãofaltenunca da casa de Joabequemtenhafluxo, quemsejaleproso, quempegue no fuso, quemsejamorto à espada, nemquemnecessite de pão.
31DisseDavi a Joabe e a todo o povoqueestavacomele: Rasgai os vossosvestidos, cingi-vos de sacos e pranteaidiante de Abner. O reiDavi ia seguindo o féretro.
34 As tuasmãosnãoforamatadas, nem os teuspéscarregados de grilhões. Comoquemcaidiantedosfilhos de iniquidade, assimcaíste. Todo o povotornou a chorarsobreele.
35Então, veiotodo o povoparafazerqueDavicomessepão, sendoaindadia, masDavijurou, dizendo: Assim me façaDeus e maisainda, se eu provarpão ou o quequerqueseja, antes do solposto.
Nenhum comentário ainda.