1Essefoi o começo de umalongaguerraentre os seguidores de Saul e os de Davi. Entretanto, o reino de Davificavacadavezmaisforte, enquanto o reino de Saul se tornavacadavezmaisfraco.
4 O quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital; e5 o sexto, Itreão, filho de Eglá. Essesforam os filhos de Daviquenasceram em Hebrom.
7Abner, abusando da suaposição, tomoupara si umajovemchamadaRispa, filha de Aia, queeraumadasconcubinas de Saul. Quando Is-Bosetesoubedisso, perguntou a Abner: “Porquevocêteverelaçõescom a concubina do meupai?”
8Abnernãogostou da pergunta e ficoufuriosocom Is-Bosete, e exclamou: “Poracasosou um cãoquepertence a Judáparasertratadodessamaneira? Tenhosidofiel à família de Saul, seupai, aosseusirmãos e amigos, e nãopermitiquecaíssemnasmãos de Davi. É essa a recompensaquerecebo? É justoquevocê me chame a atençãoporcausadessamulher?
9Deus é testemunha se eu nãofizerporDavi o que o SENHORjuroufazer:10transferir o reino da família de Saul e estabelecer o trono de Davi, tantosobreIsraelquantosobreJudá, desde Dã atéBerseba”.
12EntãoAbnermandoumensageiros a Davi, com a seguinteproposta: “De quem é estaterra? Faça um acordocomigo, e eu o ajudarei a obter o apoio de todo o povo de Israel”.
19Abnerconversoutambémcom os chefes da tribo de Benjamim. Depoisfoi a Hebromrelatar a Davi a boavontadequehaviaconseguido do povo de Israel e de Benjamim.
21EntãoAbnerdisse a Davi: “Prometoquereunireitodo o povo de Israel, e o senhorseráfeitorei, conformesempredesejou”. E Davi se despediu de Abner, e elevoltou em paz.
23QuandoJoabechegoucomtodo o seuexército e soubequeAbnerhaviaestadocom o reiDavi, e quehaviavoltado em paz,24procurouimediatamente o rei, e perguntou: “O quefoique o senhorfez? Porque o senhordeixouAbner ir embora em paz?
26QuandoJoabesaiu da presença de Davi, mandoumensageirosatrás de Abner, dizendo a eleparavoltar. Os mensageirosalcançaramAbnerperto do poço de Sirá e o trouxeram de volta à presença de JoabesemqueDavisoubesse.
27QuandoAbnerchegou a Hebrom, Joabe o chamoupara um lado, perto do portão da cidade, como se tivesse um assuntoparticular a tratarcomele, e alimesmo o feriu na barriga, matando-o. Joabeagiudessaformaparavingar a morte de Asael, seuirmão, a quemAbnertinhamatado.
29Joabe e toda a família de seupaisão os culpados. Que a suafamília e todas as geraçõessejamcastigadascomfluxo, lepra, queusemmuletas; quehajamortespelaespada ou quenecessitem de pão!”
31EntãoDaviordenou a Joabe e a todos os queestavamcomele: “Rasguemsuasroupas, vistamroupas de luto, vão à frente do cortejofúnebre e chorem e lamentem a morte de Abner”. E o reiDavitambémacompanhou o enterro.
34Suasmãosnãoestavamatadas, nem os seuspésestavamacorrentados. Vocêcaiucomoalguémque é mortopelosfilhos da maldade, vítima de umatraição”. E todo o povochorounovamente a morte de Abner.
35 No dia do sepultamento, o povoinsistiuparaqueDavicomessealgumacoisaantesque o diaterminasse. PorémDavinãoaceitou e fezestejuramento: “QueDeus me castiguecomtodo o rigor se eu comeralgumacoisaantes do pôr do sol!”
37Assimtodos os seguidores de Davi e todo o povo de Israel, pelaatitude de Davi, imediatamenteentenderamqueelenãotinhatomadoparte no assassinato de Abner, filho de Ner.
38Davidisseaosseusoficiais: “Vocêsnãopercebemque um grandehomem e um grandelídercaiuhoje em Israel39 e, mesmosendo eu um reiescolhidoporDeus, nadapossofazercontraessesdoisfilhos de Zeruia? Que o SENHORretribua ao malfeitor de acordocom a suamaldade”.
Nenhum comentário ainda.