2Nasceramfilhos a Davi em Hebrom. SeuprimogênitofoiAmnom, de Ainoã, a jizreelita;3 o segundoQuileabe, de Abigail, quefôramulher de Nabal, o carmelita; o terceiroAbsalão, filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur;4 o quartoAdonias, filho de Hagite, o quintoSefatias, filho de Abital;5 e o sextoItreão, de Eglá, tambémmulher de Davi; estesnasceram a Davi em Hebrom.
6Enquantohaviaguerraentre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner ia se tornandopoderoso na casa de Saul:7Ora, Saultiveraumaconcubina, cujonomeeraRizpa, filha de Aías. Perguntou, pois, Isbosete a Abner: Porqueentraste à concubina de meupai?
8EntãoAbner, irando-se muitopelaspalavras de Isbosete, disse: Sou eu cabeça de cão, quepertença a Judá? Aindahojeuso de benevolênciaparacom a casa de Saul, teupai, e paracomseusirmãos e seusamigos, e não te entregueinasmãos de Davi; contudo tu hojequeresculpar-me no tocante a essamulher.
9AssimfaçaDeus a Abner, e outrotanto, se, como o Senhorjurou a Davi, assim eu nãolhefizer,10transferindo o reino da casa de Saul, e estabelecendo o trono de DavisobreIsrael, e sobreJudá, desde Dã atéBerseba.
12EntãoenviouAbner da suapartemensageiros a Davi, dizendo: De quem é a terra? Comigofaze a tuaaliança, e eisque a minhamãoserácontigo, parafazertornar a ti todo o Israel.
13RespondeuDavi: Estábem; fareialiançacontigo; masumacoisa te exijo; nãoverás a minhaface, se primeironão me trouxeresMical, filha de Saul, quandovieresver a minhaface.
15Enviou, pois, Isbosete, e a tirou a seumarido, a Paltiel, filho de Laís,16que a seguia, chorandoatrásdelaatéBaurim. EntãolhedisseAbner: Vai-te; volta! E elevoltou.
17FalouAbnercom os anciãos de Israel, dizendo: De há muitoprocuraisfazercomqueDavireinesobrevós;18fazei-o, pois, agora, porque o Senhorfalou de Davi, dizendo: Pelamão do meuservoDavilivrarei o meupovo da mãodosfilisteus e da mão de todos os seusinimigos.
21EntãodisseAbner a Davi: Eu me levantarei, e ireiajuntar ao reimeusenhortodo o Israel, paraquefaçaaliançacontigo; e tu reinarássobretudo o quedesejar a suaalma: AssimdespediuDavi a Abner, e ele se foi em paz.
22Eisque os servos de Davi e Joabevoltaram de umasortida, e traziamconsigograndedespojo; masAbner já nãoestavacomDavi em Hebrom, porqueeste o tinhadespedido, e ele se fora em paz.
23Quando, pois, chegaramJoabe e todo o exércitoquevinhacomele, disseram-lhe: Abner, filho de Ner, veiotercom o rei; e o rei o despediu, e ele se foi em paz.
27QuandoAbnervoltou a Hebrom, Joabe o tomou à parte, à entrada da porta, paralhefalar em segredo; e ali, porcausa do sangue de Asael, seuirmão, o feriu no ventre, de modoqueelemorreu.
29Caiaelesobre a cabeça de Joabe e sobretoda a casa de seupai, e nuncafalte na casa de Joabequemtenhafluxo, ou quemsejaleproso, ou quem se atenha a bordão, ou quemcaia à espada, ou quemnecessite de pão.
31DisseDavi a Joabe e a todo o povoquecomeleestava: Rasgai as vossasvestes, cingi-vos de sacos e idepranteandodiante de Abner. E o reiDavi ia seguindo o féretro.
34 As tuasmãosnãoestavamatadas, nem os teuspéscarregados de grilhões; mascaístecomoquemcaidiantedosfilhos da iniqüidade. Entãotodo o povotornou a chorarporele.
35Depoistodo o povoveiofazercomqueDavicomessepão, sendoaindadia; porémDavijurou, dizendo: AssimDeus me faça e outrotanto, se, antesque o sol se ponha, eu provarpão ou qualqueroutracoisa.
39 E quanto a mim, hojeestoufraco, emboraungidorei; esteshomens, filhos de Zeruia, sãodurosdemaisparamim. Retribua o Senhor ao malfeitorconforme a suamaldade.
Nenhum comentário ainda.