2 E a Davinasceramfilhos em Hebrom; foi o seuprimogênitoAmom, de Ainoã, a jezreelita;3 e seusegundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;4 e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital;5 e o sexto, Itreão, de Eglá, tambémmulher de Davi; estesnasceram a Davi em Hebrom.
8Então, se iroumuitoAbnerpelaspalavras de Isbosete e disse: Sou eu cabeça de cão, quepertença a Judá? Aindahojefaçobeneficência à casa de Saul, teupai, a seusirmãos e a seusamigos e te nãoentregueinasmãos de Davi; e tu hojebuscasmotivopara me arguiresporcausa da maldade de umamulher.
9AssimfaçaDeus a Abner e outrotanto, que, como o SENHORjurou a Davi, assimlhehei de fazer,10transferindo o reino da casa de Saul e levantando o trono de DavisobreIsrael e sobreJudá, desde Dã atéBerseba.
12Então, ordenouAbner da suapartemensageiros a Davi, dizendo: De quem é a terra? E disse: Comigofaze a tuaaliança, e eisque a minhamãoserácontigo, paratornar a ti todo o Israel.
13 E disseDavi: Bem, eu fareicontigoaliança, porémumacoisa te peço, que é: nãoverás a minhaface se primeiro me nãotrouxeres a Mical, filha de Saul, quandovieresver a minhaface.
18Fazei-o, pois, agora, porque o SENHORfalou a Davi, dizendo: Pelamão de Davi, meuservo, livrarei o meupovodasmãosdosfilisteus e dasmãos de todos os seusinimigos.
19 E faloutambémAbner o mesmoaosouvidos de Benjamim; e foitambémAbnerdizeraosouvidos de Davi, em Hebrom, tudo o queerabomaosolhos de Israel e aosolhos de toda a casa de Benjamim.
21Então, disseAbner a Davi: Eu me levantarei, e irei, e ajuntarei ao rei, meusenhor, todo o Israel, parafazeremaliançacontigo; e tu reinarássobretudo o quedesejar a tuaalma. Assim, despediuDavi a Abner, e foi-se ele em paz.
22 E eisque os servos de Davi e Joabevieram de umasortida e traziamconsigograndedespojo; e já AbnernãoestavacomDavi em Hebrom, porqueeste o tinhadespedido, e se tinhaido em paz.
27Tornando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o tomou à parte, à entrada da porta, paralhefalar em segredo, e feriu-o alipelaquintacostela, e morreuporcausa do sangue de Asael, seuirmão.
29Fique-se sobre a cabeça de Joabe e sobretoda a casa de seupai, e nunca da casa de Joabefaltequemtenhafluxo, nemquemsejaleproso, nemquem se atenha a bordão, nemquemcaia à espada, nemquemnecessite de pão.
31Disse, pois, Davi a Joabe e a todo o povoquecomeleestava: Rasgai as vossasvestes; e cingi-vos de panos de saco e idepranteandodiante de Abner. E o reiDavi ia seguindo o féretro.
34 As tuasmãosnãoestavamatadas, nem os teuspéscarregados de grilhões de bronze, mascaístecomo os quecaemdiantedosfilhos da maldade! Então, todo o povochoroumuitomaisporele.
35Então, todo o povoveiofazerqueDavicomessepão, sendoaindadia, porémDavijurou, dizendo: AssimDeus me faça e outrotanto, se, antesque o sol se ponha, eu provarpão ou algumacoisa.
39 Eu, hoje, estoufraco, aindaquesejaungidorei; esteshomens, filhos de Zeruia, sãomaisduros do que eu; o SENHORpagará ao malfeitor, conforme a suamaldade.
Nenhum comentário ainda.