1 No décimooitavoano do reinado de Josafá em Judá, Jorão, filho de Acabe, começou a governar o povo de Israel. O seugovernoduroudozeanos. A capital de IsraeleraSamaria.
4Messa, rei de Moabe, e seupovoeramcriadores de ovelhas. Elespagavam a Israel um impostoanual de cemmilcordeiros e lã de cemmilcarneiros;5porém, depois da morte de Acabe, o rei de Moabe se revoltoucontra o rei de Israel, e nãoquismaispagar o imposto.
7EleenviouestamensagemparaJosafá, rei de Judá: “ReiJosafá, o rei de Moabe se revoltoucontramim. Gostaria de saber se possocontarcom o seuauxílio na guerracontraMoabe”. Josafárespondeu: “Contecomigo, reiJorão. Os meussoldados e os meuscavalosestão às suasordens; estaremosunidos na lutacontraMoabe”.
9Então o rei de Israelpartiucom os reis de Judá e de Edom. Depois de seguirempelodesertoporsetedias, haviaacabado a água, e nãoencontraramáguapara os seussoldados, nempara os seusanimais.
11MasJosafá, rei de Judá, perguntou: “Não há um profeta do SENHORentrenós? Se houver, podemosconsultá-lo, e elefalará em nome do SENHOR e nosdirá o quedevemosfazer”. Então um oficial do exército de Israelrespondeu: “Eliseu, filho de Safate, estáaqui. Eleeradiscípulo do profetaElias”.
13PorémEliseufaloucomdureza ao reiJorão de Israel: “Nadatenho a vercomvocê, rei de Israel; porquenãovaiconsultar os falsosprofetasque o seupai e a suamãeconsultavam?” O rei de Israel, porém, respondeu: “Não. Porque o SENHOR é quenoschamouaqui, trêsreis, paraentregar-nosnasmãosdosmoabitas!”
14 “Tãocertocomovive o SENHORdosExércitos, a quemsirvo, que se nãofosseporrespeito a Josafá, rei de Judá, aquipresente, garantoquenão me incomodariacomvocê”, respondeuEliseu.
15 “Masagorachamem um músicoparatocarumamúsica”. E enquanto o músicotocava a harpa, o poder do SENHORveiosobreEliseu,16 e eledisse: “Assimdiz o SENHOR: Cavemmuitas e muitascisternasnestevale.
17Poisassimdiz o SENHOR: Ninguémveráchuvanemvento, e mesmoassimestevale se encherá de água, e vocês, seusrebanhos e seusanimaisterãomuitaáguaparabeber.
19Alémdisso, vocêsvãodestruir as principaiscidades de Moabe, mesmo as cidadesfortificadas. Vocêsdestruirãocompedras as boasterrasqueelestêm, cortarão as boasárvores e taparão as fontes de água”.
21Enquantoisso, os moabitassouberamque os trêsreisvinhamcontraeles. Então o rei de Moabeconvocoutodos os homensquepodiamlutar, tantovelhoscomomoços, e formou um exércitoque se posicionou na fronteira.
23 “Sangue! Sangue!”, gritaram os moabitas. “Os reis de Judá, de Israel e de Edomlutaramentre si, e mataram-se unsaosoutros! É o sanguedelesquecorrepeloscaminhosnestadireção! Vamosdepressasaquear o querestou!”
24Quando, porém, chegaram ao acampamentoinimigo, o exércitoisraelita se levantou e atacoucomfúria os moabitas, e os fezfugir. Os israelitasperseguiram os moabitas, arrasaram o território,25destruíram as cidades, encheram de pedras os campos, entupiram os poços e as fontes de água, derrubaram as árvoresquedavamfrutas, e só nãodestruíram o forte de Quir-Haresete; maistarde, porém, essafortalezafoicercada e conquistadapelosqueatiravamcomfundas.
26Quando o rei de Moabeviuque a batalhaestavaperdida, reuniusetecentosdosseushomensarmados de espadas e mandouatacar o rei de Edom. Mas de nadaadiantou. Elesforamderrotados.
27Então o rei de Moabepegou o seufilhomaisvelho, o quemaistardeseriarei em seulugar, e o ofereceu em sacrifício em cima do muro da cidade. IssotrouxegrandeindignaçãocontraIsrael. Porissoretiraram-se dali e voltarampara a suaterra.
Nenhum comentário ainda.