1Este é o conteúdo da cartaque o profetaJeremiasenviou de Jerusalémaoslíderes, queaindarestavamentre os exilados, aossacerdotes, aosprofetas e a todo o povoqueNabucodonosordeportara de Jerusalémpara a Babilônia.
2Issoaconteceudepoisque o reiJoaquim e a rainha-mãe, os oficiais do palácioreal, os líderes de Judá e Jerusalém, os artesãos e os artíficesforamdeportados de Jerusalémpara a Babilônia.
3Eleenviou a cartaporintermédio de Eleasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, os quaisZedequias, rei de Judá, mandou a Nabucodonosor, rei da Babilônia. A cartadizia o seguinte:4 “Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, quedeportei de Jerusalémpara a Babilônia:5 ‘Construamcasas e habitemnelas; plantemjardins e comam de seusfrutos.
6Casem-se e tenhamfilhos e filhas; escolhammulheresparacasar-se comseusfilhos e deem as suasfilhas em casamento, paraquetambémtenhamfilhos e filhas. Multipliquem-se e nãodiminuam.
8Porqueassimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: ‘Nãodeixemque os profetas e adivinhosque há no meio de vocês os enganem. Nãodeematençãoaossonhosquevocês os encorajam a terem.
10 “Assimdiz o SENHOR: ‘Quando se completarem os setentaanos da Babilônia, eu cumprirei a minhapromessa em favor de vocês, de trazê-los de voltaparaestelugar.
11Porquesou eu queconheço os planosquetenhoparavocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-losprosperar e não de causardano, planos de dar a vocêsesperança e um futuro.
14 Eu me deixareiserencontradoporvocês’, declara o SENHOR, ‘e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugaresparaonde eu os dispersei e os trarei de voltapara o lugar de onde os deportei’, diz o SENHOR.
15 “Vocêspodemdizer: ‘O SENHORlevantouprofetasparanós na Babilônia’,16masassimdiz o SENHORsobre o reique se assenta no trono de Davi e sobretodo o povoquepermanecenestacidade, seuscompatriotasquenãoforamcomvocêspara o exílio;17assimdiz o SENHORdosExércitos: ‘Enviarei a guerra, a fome e a pestecontraeles; lidareicomelescomo se lidacomfigosruins, quesãointragáveis.
18 Eu os perseguireicom a guerra, a fome e a peste; fareidelesobjeto de terrorparatodos os reinos da terra, maldição e exemplo, zombaria e afrontaentretodas as naçõesparaonde eu os dispersei.
19Porqueelesnãoderamatenção às minhaspalavras’, declara o SENHOR, ‘palavrasquelhesenvieipelosmeusservos, os profetas. E vocêstambémnãoderamatenção!’, diz o SENHOR.
21Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaseias, queestãoprofetizandomentiras a vocês em meunome: ‘Eu os entregareinasmãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matarádiante de vocês.
22 Em razãodisso, os exilados de Judáqueestão na Babilôniausarãoestamaldição: “Que o SENHOR o tratecomotratouZedequias e Acabe, os quais o rei da Babilôniaqueimouvivos”.
23Porquecometeramloucura em Israel: adulteraramcom as mulheres de seusamigos e em meunomefalarammentiras, que eu nãoordeneiquefalassem. Mas eu estousabendo; soutestemunhadisso’, declara o SENHOR.
24 “Diga a Semaías, de Neelam:25Diz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel, quevocêenvioucartas em seupróprionome a todo o povo de Jerusalém, a Sofonias, filho do sacerdoteMaaseias, e a todos os sacerdotes. Vocêdisse a Sofonias:26 ‘O SENHOR o designousacerdote em lugar de Joiadacomoencarregado do templo do SENHOR; vocêdeveriaprender no tronco, comcorrentes de ferro, qualquerdoidoqueagissecomoprofeta.
28Eleatémandouestamensagemparanósqueestamos na Babilônia, dizendoque o exílioserálongo, queconstruamcasas e habitemnelas, plantemjardins e comam de seusfrutos’ ”.
30Então o SENHORdirigiu a palavra a Jeremias:31 “Envieestamensagem a todos os exilados: Assimdiz o SENHORsobreSemaías, de Neelam: Embora eu não o tenhaenviado, Semaíasprofetizou a vocês e fezcomquevocêscressemnumamentira,32porisso, assimdiz o SENHOR: CastigareiSemaías, de Neelam, e os seusdescendentes. Nãolherestaráninguémentreestepovo, e elenãoverá as coisasboasquefarei em favor de meupovo”, declara o SENHOR, “porqueelepregourebeliãocontra o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.