1Ora, estassão as palavras da cartaqueJeremias, o profeta, enviou de Jerusalémpara o restantedosanciãosqueforamlevadoscativos, e para os sacerdotes, e para os profetas, e paratodo o povo a quemNabucodonosortinhalevadocativo de JerusalémparaBabilônia2 (Depoisquesaíram de Jerusalém o reiJeconias, e a rainha, e os eunucos, os príncipes de Judá e Jerusalém, e os carpinteiros, e os ferreiros),3pelamão de Elasa, o filho de Safã, e Gemarias, o filho de Hilquias (a quemZedequias, rei de Judá, enviouparaBabilônia a Nabucodonosor, rei de Babilônia), dizendo:4Assimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel, paratodosqueforamlevadoscativos, que eu deportei de JerusalémparaBabilônia.
6Tomaivósesposas e geraifilhos e filhas, e tomaiesposasparavossosfilhos, e daivossasfilhasparamaridos, paraquepossamdar à luzfilhos e filhas, multiplicai-vosali e nãovosdiminuais.
8Porqueassimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel: Nãovosengane os vossosprofetas, e vossosadivinhadores, queestão no meio de vós, nemescutai os vossossonhos, os quaisvósinduzisparaquesejamsonhados.
10Porqueassimdiz o Senhor: Após se completaremsetentaanos em Babilônia, eu vosvisitarei e cumprirei a minhaboapalavra em vós, fazendo-vosretornarparaestelugar.
14 E eu sereiencontrado de vós, diz o Senhor. E eu desviareivossocativeiro, e eu vosajuntarei de todas as nações, e de todos os lugaresparaonde eu voslevei, diz o Senhor. E eu vostrareinovamente ao lugar de onde eu vosdeportei.
16Sabeiqueassimdiz o Senhor, do reique se assentasobre o trono de Davi, e de todo o povoquehabitanestacidade, e de vossosirmãosquenãosãosaíramconvosco ao cativeiro.
17Assimdiz o SenhordosExércitos: Eisque eu enviareisobreeles a espada, a fome, e a peste, e os fareisemelhantes a figospodres, quenãopodemsercomidos, de tãoruinsquesão.
18 E eu os perseguireicom a espada, com a fome, e com a peste, e os entregareiparaseremespalhadosparatodos os reinos da terra, paraseremumamaldição, e um assombro, e um assobio, e umadesonra, no meio de todas as naçõesparaonde eu os levei.
19Porqueelesnãoescutaram as minhaspalavras, diz o Senhor, que eu enviei a elespormeusservos os profetas, madrugando, e enviando-os. Porémvósnãoescutastes, diz o Senhor.
21Assimdiz o SenhordosExércitos, o Deus de Israel, de Acabe, o filho de Colaías, e de Zedequias, o filho de Maaseias, os quaisvosprofetizammentiras em meunome: Eisque eu os entregarei na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e ele os mataráperantevossosolhos.
22 E delesserálevantadaumamaldiçãoportodos os cativos de Judáqueestão em Babilônia, dizendo: O Senhorfaça a ti como a Zedequias, e como a Acabe, os quais o rei de Babilôniaassou no fogo.
23Porqueelescometeramavareza em Israel, e adultériocom as esposas de seuspróximos, e falarampalavrasmentirosas em meunome, as quaisnãoordenei, e eu o sei, e souumatestemunha, diz o Senhor.
24Destemodo tu tambémfalarás a Semaías, o neelamita, dizendo:25Assimfala o SenhordosExércitos, o Deus de Israel, dizendo: Porque tu tensenviadocartas em teunomeparatodo o povoqueestá em Jerusalém, e paraSofonias, o filho de Maaseias, o sacerdote, e paratodos os sacerdotes, dizendo:26 O Senhor te fezsacerdote no lugar de Jeoiada, o sacerdote, paraquesejaisoficiais na casa do Senhor, sobrecadahomemqueestálouco, e faz a si mesmo um profeta, para o colocares na prisão e no tronco.
30Entãoveio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:31Enviai a todosaqueles do cativeiro, dizendo: Assimdiz o Senhor a respeito de Semaías, o neelamita: PorquantoaqueleSemaíasprofetizouparavós, e eu não o enviei, e elevosfezconfiar em umamentira.
32Portantoassimdiz o Senhor: Eisque eu punireiSemaías, o neelamita, e a suasemente. Elenãoterá um homemparahabitar no meiodestepovo, nemiráelever o bemque eu farei ao meupovo, diz o Senhor, porqueeleensinou a rebeliãocontra o Senhor.
Nenhum comentário ainda.