4Trouxe os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praçaleste5 e lhesdisse: — Escutem, levitas! Santifiquemagora a si mesmos e santifiquem a Casa do SENHOR, Deus de seuspais. Tirem do santuáriotudo o que é impuro.
6Porquenossospaisforaminfiéis e fizeram o queeramauaosolhos do SENHOR, nossoDeus, e o abandonaram. Desviaram o seurosto do tabernáculo do SENHOR e lheviraram as costas.
8Porisso a ira do SENHORveiosobreJudá e Jerusalém, e ele os transformou em objeto de espanto, de horror e de vaias, comovocêsestãovendocom os seusprópriosolhos.
12Então se levantaram os seguinteslevitas: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias, dosfilhosdoscoatitas; Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel, dosfilhos de Merari; Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá, dosfilhos de Gérson;13Sinri e Jeuel, dosfilhos de Elisafã; Zacarias e Matanias, dosfilhos de Asafe;14Jeuel e Simei, dosfilhos de Hemã; Semaías e Uziel, dosfilhos de Jedutum.
16 Os sacerdotesentraram na Casa do SENHOR, para a purificar, e tiraramparafora, ao pátio da Casa do SENHOR, todas as coisasimpurasqueencontraram no templo do SENHOR. E os levitaspegaramessascoisas e as levaramparafora, ao vale do Cedrom.
17Começaram a santificar no primeirodia do primeiromês e no oitavodia do mêschegaram ao pórtico do SENHOR. Em oitodiassantificaram a Casa do SENHOR e no décimosextodia do mêsterminaram.
18Entãoforamfalarcom o reiEzequias no palácio e disseram: — Já purificamostoda a Casa do SENHOR, bemcomo o altar do holocaustocomtodos os seusutensílios e a mesa da proposiçãocomtodos os seusobjetos.
19Tambémtodos os objetosque o reiAcaz, em suainfidelidade, jogouforadurante o seureinado, nós já preparamos e santificamos; e eisqueestãodiante do altar do SENHOR.
21Mandoutrazersetenovilhos, setecarneiros, setecordeiros e setebodes, comoofertapelopecado a favor do reino, do santuário e de Judá; e ordenouaosfilhos de Arão, os sacerdotes, que os oferecessemsobre o altar do SENHOR.
22Mortos os novilhos, os sacerdotespegaram o sangue e o aspergiramsobre o altar; mataram os carneiros e aspergiram o sanguesobre o altar; tambémmataram os cordeiros e aspergiram o sanguesobre o altar.
24 Os sacerdotes os mataram e, com o sangue, fizeramumaofertapelopecado, ao pé do altar, paraexpiação de todo o Israel, porque o reihaviaordenadoque se fizesseaqueleholocausto e ofertapelopecado, portodo o Israel.
25Tambémpôs os levitas na Casa do SENHORcomcímbalos, liras e harpas, segundo o mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profetaNatã. Porqueestemandadoveio do SENHOR, pormeio de seusprofetas.
27Ezequiasordenouqueoferecessem o holocaustosobre o altar. No momento em quecomeçou o holocausto, começoutambém o cântico ao SENHORcom as trombetas, ao somdosinstrumentosmusicais de Davi, rei de Israel.
30Então o reiEzequias e os chefesordenaramaoslevitasquelouvassem o SENHORcom as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. Eles o fizeramcomalegria, e se inclinaram, e adoraram.
31Ezequiastomou a palavra e disse: — Agoravocês se consagraram ao SENHOR. Venham e tragamsacrifícios e ofertas de ação de graças à Casa do SENHOR. A congregaçãotrouxesacrifícios e ofertas de ação de graças, e todos os queestavam de coraçãodispostotrouxeramholocaustos.
34 Os sacerdotes, porém, erammuitopoucos e nãoconseguiamtirar a pele de todos os holocaustos. Porisso os seusirmãos, os levitas, os ajudaram, atéfindar-se a obra e atéque os outrossacerdotes se santificaram. Porque os levitasforammaisretos de coração, para se santificarem, do que os sacerdotes.
35Alémdosholocaustos em abundância, houvetambém a gorduradasofertaspacíficas e as libaçõespara os holocaustos. Assim se restabeleceu o ministério da Casa do SENHOR.
Nenhum comentário ainda.