4Eletrouxe os sacerdotes e os levitas e, ajuntando-os na praçaoriental,5disse-lhes: Ó levitas, ouvi-me. Santificai-vosagora, e santificai o templo do SENHOR, Deus de vossospais, e limpai a impureza do santolugar.
6Porquenossosantepassadosforaminfiéis, e fizeram o queeramaudiante do SENHOR, nossoDeus. Eles o abandonaram, desviando o rosto da habitação do SENHOR, e deram-lhe as costas.
8Porisso, a ira do SENHORveiocontraJudá e Jerusalém, e ele os entregouparaseremobjeto de horror, espanto e zombaria, comoestaisvendocom os vossosolhos.
12Então os levitas se levantaram. Dosdescendentes de CoateforamMaate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias. Dosdescendentes de Merari: Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel. Dosdescendentes de Gérson: Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá.
16 Os sacerdotestambémentraram na parteinterior do templo do SENHORpara o limparem, e levarampara o pátio do templo do SENHORtoda a impurezaqueencontraram no templo do SENHOR; e os levitas a pegaram e a levarampara o ribeiro de Cedrom.
17Começaram a santificá-lo no primeirodia do primeiromês, e chegaram ao pórtico do SENHOR ao oitavodia do mês, e santificaram o templo do SENHOR em oitodias. No décimosextodia do primeiromês, elesterminaram.
18Então, foramencontrar-se com o reiEzequias no palácio e disseram: Acabamos de limpartodo o templo do SENHOR, comotambém o altar do sacrifíciocomtodos os seusutensílios, e a mesadospãesconsagradoscomtodos os seusutensílios.
21Trouxeramsetenovilhos, setecarneiros, setecordeiros e setebodes, comoofertapelopecado a favor do reino, do santuário e de Judá; e o reideuordemaossacerdotes, descendentes de Arão, que os oferecessemsobre o altar do SENHOR.
22 Os sacerdotesimolaram os novilhos, pegaram o sangue e o aspergiramsobre o altar; tambémimolaram os carneiros e aspergiram o sanguesobre o altar; semelhantemente, imolaram os cordeiros e aspergiram o sanguesobre o altar.
24 E os sacerdotes os imolaram, e fizeramumaofertapelopecadocom o seusangue, sobre o altar, parafazerexpiaçãoportodo o Israel; porque o reitinhaordenadoque se fizessemaquelesacrifício e aquelaofertapelopecado em favor de todo o Israel.
25Tambémorganizou os levitas no templo do SENHORcomcímbalos, liras e harpas, conforme a ordem de Davi, de Gade, o vidente do rei, e do profetaNatã; porqueessaordemtinhavindo do SENHOR, pormeio de seusprofetas.
27Ezequiasordenouque se oferecesse o sacrifíciosobre o altar; e, quandocomeçou o sacrifício, começoutambém o canto do SENHOR, ao somdastrombetas e dosinstrumentos de Davi, rei de Israel.
30 O reiEzequias e os chefesordenaramaoslevitasquelouvassem o SENHORcom as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. E elescantaramlouvorescomalegria, e se inclinaram e adoraram.
31EntãoEzequiasdisse: Agoraquevosconsagrastes ao SENHOR, chegai-vos e trazeisacrifícios e ofertas em ação de graças ao templo do SENHOR. E a comunidadetrouxesacrifícios e ofertas em ação de graças, e todos os queestavamdispostos de coraçãotrouxeramsacrifícios.
34Mashaviapoucossacerdotesparatirar o couro de todos os sacrifícios. Entãoseusparentes, os levitas, os ajudaram, atéterminar a obra e atéque os outrossacerdotes se santificassem, pois os levitasforammaiságeispara se santificarem do que os sacerdotes.
35Houvetambémmuitossacrifícios, com a gorduradasofertaspacíficas e com as ofertas de bebidaparacadasacrifício. Assim se restabeleceu o ministério do templo do SENHOR.
Nenhum comentário ainda.