1 O reiDavidisse a toda a congregação: — Salomão, meufilho, o único a quemDeusescolheu, ainda é moço e inexperiente, e estaobra é grande, porque o palácionão é parahomens, maspara o SENHORDeus.
2Portanto, comtodas as minhasforças já prepareipara o templo de meuDeusouropara as obras de ouro, pratapara as de prata, bronzepara as de bronze, ferropara as de ferro e madeirapara as de madeira; pedras de ônix, pedras de engaste, pedras de váriascores, de mosaicos e todotipo de pedraspreciosas, e mármore, e tudo em abundância.
3 E ainda, porqueamo o templo de meuDeus, o ouro e a prataparticularesquetenhodoupara o templo de meuDeus, além de tudo o queprepareipara o santuário:4cemtoneladas de ouro, do ouro de Ofir, e duzentos e quarentatoneladas de pratapurificada, paracobrir as paredesdascasas;5ouropara os objetos de ouro e pratapara os de prata, e paratodaobra de mãodosartífices. Quem, pois, estádispostohoje a ofertarcomgenerosidadepara o SENHOR?
6Então os chefesdasfamílias, os chefesdastribos de Israel, os capitães de mil e os de cem e até os administradores da obra do reifizeramofertasvoluntárias7 e derampara o serviço da Casa de Deuscento e setentatoneladas de ouro, dezmilbarras de ouro, trezentas e quarentatoneladas de prata, seiscentas e dozetoneladas de bronze e trêsmil e quatrocentastoneladas de ferro.
9 O povo se alegroucomtudo o que se fezvoluntariamente, porque de coraçãoíntegrofizeramofertasvoluntárias ao SENHOR. Também o reiDavi se alegroucomgrandejúbilo.
11Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porqueteu é tudo o que há noscéus e na terra. Teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltastecomochefesobretodos.
17Bemsei, meuDeus, que tu provas os corações e que te agradas da sinceridade. Eu também, na sinceridade de meucoração, deivoluntariamentetodasestascoisas, e acabo de vercomalegriaque o teupovoaquireunido te fazofertasvoluntariamente.
18SENHOR, Deus de nossospaisAbraão, Isaque e Israel, conservaparasempre no coração do teupovoestasdisposições e pensamentos; firma o coraçãodeles em ti.
19 E ao meufilhoSalomão dá coraçãoíntegroparaguardar os teusmandamentos, os teustestemunhos e os teusestatutos, fazendotudoparaedificarestepaláciopara o qualfiztodosestespreparativos.
20EntãoDavidisse a toda a congregação: — Agora, louvem o SENHOR, seuDeus. Entãotoda a congregaçãolouvou o SENHOR, Deus de seuspais. Todosinclinaram a cabeça, adoraram o SENHOR e se prostraramdiante do rei.
21 No diaseguinte, trouxeramsacrifícios ao SENHOR e lheofereceramholocaustos de milbezerros, milcarneiros, milcordeiros, com as suaslibações; sacrifícios em abundânciaportodo o Israel.
22Comeram e beberam, naqueledia, diante do SENHOR, comgrandealegria. Pelasegundavez, fizeramrei a Salomão, filho de Davi, e o ungiram ao SENHORporpríncipe e a Zadoque, porsacerdote.
29 Os atos do reiDavi, tanto os primeiroscomo os últimos, estãoescritosnascrônicas de Samuel, o vidente, nascrônicas de Natã, o profeta, e nascrônicas de Gade, o vidente.
30Alitambémestáregistrado o que se passou no seureinado e se fala a respeito do seupoder e de todos os acontecimentosque se deramcomele, comIsrael e comtodos os reinosdaquelasterras.
Nenhum comentário ainda.