1Dissemais o reiDavi a toda a congregação: Salomão, meufilho, o único a quemDeusescolheu, é aindamoço e tenro, e estaobra é grande; porquenão é palácioparahomem, senãopara o SENHORDeus.
2 Eu, pois, comtodas as minhasforças já tenhopreparadopara a Casa do meuDeusouropara as obras de ouro, e pratapara as de prata, e cobrepara as de cobre, e ferropara as de ferro, e madeirapara as de madeira, e pedrassardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e todasorte de pedraspreciosas, e pedrasmarmóreas em abundância.
3 E ainda, de minhaprópriavontadepara a Casa do meuDeus, o ouro e prataparticularquetenhodemais eu doupara a Casa do meuDeus, aforatudoquantotenhopreparadopara a casa do santuário:4trêsmiltalentos de ouro, do ouro de Ofir, e setemiltalentos de pratapurificada, paracobrir as paredesdascasas;5 e ouropara os objetos de ouro, e pratapara os de prata, e paratodaobra de mãosartífices. Quem, pois, estádisposto a encher a suamão, paraoferecerhojevoluntariamente ao SENHOR?
6Então, os chefesdospais, e os príncipesdastribos de Israel, e os capitãesdosmilhares e dascentenas e até os capitães da obra do reivoluntariamentecontribuíram7 e derampara o serviço da Casa de Deuscincomiltalentos de ouro, e dezmildracmas, e dezmiltalentos de prata, e dezoitomiltalentos de cobre, e cemmiltalentos de ferro.
9 E o povo se alegrou do quederamvoluntariamente; porque, comcoraçãoperfeito, voluntariamentederam ao SENHOR; e também o reiDavi se alegroucomgrandealegria.
10PeloqueDavilouvou ao SENHORperante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de nossopaiIsrael, de eternidade em eternidade.
11Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porqueteu é tudoquanto há noscéus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltastesobretodoscomochefe.
17 E bemsei eu, Deusmeu, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meucoração, voluntariamentedeitodasestascoisas; e agora vi comalegriaque o teupovo, que se achaaqui, voluntariamente te deu.
18SENHOR, Deus de nossospaisAbraão, Isaque e Israel, conservaissoparasempre no intentodospensamentos do coração de teupovo; e encaminha o seucoraçãopara ti.
19 E a Salomão, meufilho, dá um coraçãoperfeitoparaguardar os teusmandamentos, os teustestemunhos e os teusestatutos; e parafazertudo, e paraedificarestepalácioquetenhopreparado.
20Então, disseDavi a toda a congregação: Agora, louvai ao SENHOR, vossoDeus. Então, toda a congregaçãolouvou ao SENHOR, Deus de seuspais; e inclinaram-se e prostraram-se perante o SENHOR e perante o rei.
21 E, ao outrodia, sacrificaram ao SENHORsacrifícios e ofereceramholocaustos ao SENHOR: milbezerros, milcarneiros, milcordeiros, com as suaslibações, e sacrifícios em abundânciaportodo o Israel.
22 E comeram e beberam, naqueledia, perante o SENHOR, comgrandegozo; e, segundavez, fizeramrei a Salomão, filho de Davi, e o ungiram ao SENHORporguia, e a Zadoque, porsacerdote.
29 Os atos, pois, do reiDavi, assim os primeiroscomo os últimos, eisqueestãoescritosnascrônicas de Samuel, o vidente, e nascrônicas do profetaNatã, e nascrônicas de Gade, o vidente,30juntamentecomtodo o seureino, e o seupoder, e os temposquepassaramsobreele, e sobreIsrael, e sobretodos os reinosdaquelasterras.
Nenhum comentário ainda.