1 — Se vocêsouvirematentamente a voz do SENHOR, seuDeus, tendo o cuidado de guardartodos os seusmandamentosquehojelhesordeno, o SENHOR, seuDeus, exaltarávocêssobretodas as nações da terra.
2 Se ouvirem a voz do SENHOR, seuDeus, sobrevocêsvirão e os alcançarãotodasestasbênçãos:3 — Benditosserãovocês na cidade e benditosserãovocês no campo.
7 — O SENHORfarácomque os inimigosque se levantaremcontravocêssejamderrotados na presença de vocês; elesvirãocontravocêspor um caminho, masfugirão da presença de vocêsporsetecaminhos.
11 O SENHORlhesdaráabundância de bens no fruto do seuventre, no frutodosseusanimais e no fruto do seusolo, na terraque o SENHORprometeudar a vocêssobjuramentoaosseuspais.
12 O SENHORlhesabrirá o seubomtesouro, o céu, paradarchuva à terra no tempocerto e paraabençoartodo o trabalhodassuasmãos; vocêsemprestarão a muitasnações, porémnãotomarãoemprestado.
13 O SENHOR os poráporcabeça e nãoporcauda; e só estarão em cima e nãodebaixo, se obedeceremaosmandamentos do SENHOR, seuDeus, quehojelhesordeno, para os guardar e cumprir.
15 — Porém, se nãoderemouvidos à voz do SENHOR, seuDeus, deixando de cumprirtodos os seusmandamentos e os seusestatutosquehojelhesordeno, entãovirãosobrevocês e os alcançarãotodasestasmaldições:16 — Malditosserãovocês na cidade e malditosserão no campo.
20 — O SENHORmandarásobrevocês a maldição, a confusão e a ameaça em tudo o queempreenderem, atéquevocêssejamdestruídos e pereçamrepentinamente, porcausa da maldadedassuasobras, comquevocês me abandonaram.
22 O SENHOR os ferirácomfraqueza, febre e inflamação, comcalorardente e seca, comcrestamento e ferrugemnasplantas; e isto os perseguiráatéquevocêspereçam.
25 O SENHORfarácomquevocêssejamderrotadospelosseusinimigos; vocêssairãocontraelespor um caminho, masvoltarão, fugindo, porsetecaminhos, e serãoobjeto de espantoparatodos os reinos da terra.
29Vocêsandarão às apalpadelas ao meio-dia, como o cegoapalpanastrevas, e nãoprosperarãonosseuscaminhos. Serãosempreoprimidos e roubadosdurantetodos os seusdias; e nãohaveráninguémque os salve.
31 O seuboiserámortodiantedosseusolhos, masvocênãocomerá da carne; o seujumentoserároubadodiantedosseusolhos e nãolheserárestituído; as suasovelhasserãodadasaosseusinimigos, e nãohaveráninguémque o socorra.
32 — Os seusfilhos e as suasfilhasserãoentregues a outropovo; vocêsverãotudoisso e ficarãomorrendo de saudadetodos os dias, masvocêsnãopoderãofazernada.
33 O fruto da suaterra e de todo o seutrabalhoserácomidopor um povoquevocêsnuncaconheceram; e vocêsserãooprimidos e quebrantadostodos os dias;34 e ficarãoloucospeloqueverãocom os seusprópriosolhos.
36 — O SENHORlevarávocês e o reiquetiveremconstituídosobrevocês a umanaçãoquenãoconheceram, nemvocês, nem os seuspais; e lá servirãooutrosdeuses, feitos de madeira e de pedra.
45 — Todasestasmaldiçõesvirãosobrevocês, os perseguirão e os alcançarão, atéquevocêssejamdestruídos, porquenãoouviram a voz do SENHOR, seuDeus, paraguardarem os mandamentos e os estatutosqueelelhesordenou.
47Vocêsnãoserviram o SENHOR, seuDeus, comalegria e bondade de coração, apesar de teremabundância de tudo,48 e, porisso, comfome, comsede, comnudez e comfalta de tudo, servirão os inimigosque o SENHORenviarácontravocês; sobre o pescoço de vocêsporá um jugo de ferro, atéque os tenhadestruído.
49 — O SENHORfarávircontravocêsumanação de longe, quevirá da extremidade da terra, como o vooimpetuoso da águia, umanaçãocujalínguavocêsnãoentenderão,50naçãocruel, quenãorespeitará os velhos, nemterápiedadedosmoços.
51Elescomerão o produtodosanimais e da terra de vocês, atéquevocêssejamdestruídos. Elesnãolhesdeixarãocereal, vinho, azeite, nem as criasdasvacas e dasovelhas de vocês, atéquevocêssejamdestruídos.
52Elescercarãotodas as cidades em quevocêsmoram, atéquevenham a cair, em toda a terra, as altas e fortesmuralhas em quevocêsconfiavam; elessitiarãovocês em todas as suascidades, em toda a terraque o SENHOR, seuDeus, lhesdeu.
53 Na angústia e no aperto em quevocêsficarãocom o cercodosseusinimigos, vocêscomerão o fruto do seuventre, isto é, a carne de seusfilhos e de suasfilhas, que o SENHOR, seuDeus, lhesder.
54 O maissensíveldoshomens e o maisdelicado do meio de vocêsserámesquinhoparacomseuirmão, e paracom a mulherqueama, e paracom os outrosfilhosqueaindalherestarem,55 de modoquenãodará a nenhumdeles da carne de seusfilhos, queelecomer; porquenadalherestou na angústia e no apertocomque os inimigosapertarãovocês em todas as suascidades.
56 A maissensíveldasmulheres e a maisdelicada do meio de vocês, que de tãosensível e delicadanãotentariapôr a planta do pé sobre o chão, serámesquinhaparacom o maridoqueama, e paracom o seufilho, e paracom a suafilha;57serámesquinha, nãorepartindocomeles a placentaquelhesaiu do ventre e os filhosquetiver, porque os comerá às escondidaspelafalta de tudo, na angústia e no apertocomque os inimigosapertarãovocêsnassuascidades.
58 — Se vocêsnãotiverem o cuidado de cumprirtodas as palavrasdestalei, escritasnestelivro, paratemeremestenomeglorioso e terrível, a saber, o SENHOR, seuDeus,59então o SENHORfarácomquesejamterríveis as pragasquevirãosobrevocês e sobre a suadescendência, pragasgrandes e duradouras, e enfermidadesgraves e duradouras.
63Assimcomo o SENHORtinhaprazer em fazerbem a vocês e torná-losmaisnumerosos, assimtambém o SENHORteráprazer em destruir e fazê-losperecer; vocêsserãodesarraigados da terra em queestãoentrandoparadelatomarposse.
64 — O SENHOR os espalharáentretodos os povos, de umaaté a outraextremidade da terra. Alivocêsservirãooutrosdeuses, deuses de madeira e de pedra, quenemvocêsnem os seuspaisconheceram.
65Nemaindaentreestasnaçõesvocêsterãodescanso, nem a planta de seuspésterárepouso, porqueali o SENHORdará a vocês um coraçãoquetreme, olhoscansados e umaalmaquedesfalece.
67Pelamanhãvocêsdirão: “Ah! Quemdera já fossenoite!” E, à noitinha, vocêsdirão: “Ah! Quemdera já fossedia!” Issopelopavorquesentirão no coração e peloespetáculoqueterãodiantedosolhos.
68 O SENHORfarácomquevocêsvoltem ao Egito em navios, pelocaminho de que eu lhesdisse: “Nuncamaisvocês o verão.” Alivocêsserãooferecidosparavendacomoescravos e escravasaosseusinimigos, masnãohaveráquemqueiracomprá-los.
Nenhum comentário ainda.