1 Se ouviresatentamente a voz do SenhorteuDeus, tendocuidado de guardartodos os seusmandamentosque eu hoje te ordeno, o SenhorteuDeus te exaltarásobretodas as nações da terra;2 e todasestasbênçãosvirãosobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do SenhorteuDeus:3Benditoserás na cidade, e benditoserás no campo.
7 O Senhorentregará, feridosdiante de ti, os teusinimigosque se levantaremcontra ti; por um caminhosairãocontra ti, masporsetecaminhosfugirão da tuapresença.
11 E o Senhor te faráprosperargrandemente no fruto do teuventre, no frutodosteusanimais e no fruto do teusolo, na terraque o Senhor, comjuramento, prometeu a teuspais te dar.
12 O Senhor te abrirá o seubomtesouro, o céu, paradar à tuaterra a chuva no seutempo, e paraabençoartodas as obrasdastuasmãos; e emprestarás a muitasnações, porém tu nãotomarásemprestado.
13 E o Senhor te poráporcabeça, e nãoporcauda; e só estarásporcima, e nãoporbaixo; se obedeceresaosmandamentos do SenhorteuDeus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,14não te desviando de nenhumadaspalavrasque eu hoje te ordeno, nempara a direitanempara a esquerda, e nãoandandoapósoutrosdeuses, para os servires.
15 Se, porém, nãoouvires a voz do SenhorteuDeus, se nãocuidares em cumprirtodos os seusmandamentos e os seusestatutos, que eu hoje te ordeno, virãosobre ti todasestasmaldições, e te alcançarão:16Malditoserás na cidade, e malditoserás no campo.
20 O Senhormandarásobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a quepuseres a mãoparafazer, atéquesejasdestruído, e atéquerepentinamentepereças, porcausa da maldadedastuasobras, pelasquais me deixaste.
22 O Senhor te ferirácom a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calorforte, com a seca, comcrestamento e comferrugem, que te perseguirãoatéquepereças23 O céuqueestásobre a tuacabeçaserá de bronze, e a terraqueestádebaixo de ti será de ferro.
25 O Senhorfaráquesejasferidodiantedosteusinimigos; por um caminhosairáscontraeles, e porsetecaminhosfugirásdeles; e serásespetáculohorrendo a todos os reinos da terra.
27 O Senhor te ferirácom as úlceras do Egito, comtumores, comsarna e comcoceira, de quenãopossascurar-te;28 o Senhor te ferirácomloucura, comcegueira, e compasmo de coração.
31 O teuboiserámorto na tuapresença, porémdelenãocomerás; o teujumentoserároubadodiante de ti, e não te serárestituído a ti; as tuasovelhasserãodadasaosteusinimigos, e nãohaveráquem te salve.
36 O Senhor te levará a ti e a teurei, quetiverespostosobre ti, a umanaçãoquenãoconheceste, nem tu nemteuspais; e aliservirás a outrosdeuses, ao pau e à pedra.
43 O estrangeiroqueestá no meio de ti se elevarácadavezmaissobre ti, e tu cadavezmaisdescerás;44eleemprestará a ti, porém tu nãoemprestarás a ele; eleserá a cabeça, e tu serás a cauda.
45Todasestasmaldiçõesvirãosobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, atéquesejasdestruído, pornãohaveresdadoouvidos à voz do SenhorteuDeus, paraguardares os seusmandamentos, e os seusestatutos, que te ordenou.
47Pornãohaveresservido ao SenhorteuDeuscomgosto e alegria de coração, porcausa da abundância de tudo,48servirásaosteusinimigos, que o Senhorenviarácontra ti, em fome e sede, e em nudez, e em falta de tudo; e eleporásobre o teupescoço um jugo de ferro, atéque te hajadestruído.
49 O Senhorlevantarácontra ti de longe, da extremidade da terra, umanaçãoquevoacomo a águia, naçãocujalínguanãoentenderás;50nação de rostoferoz, quenãorespeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;51 e comerá o frutodosteusanimais e o fruto do teusolo, atéquesejasdestruído; e não te deixarágrão, nemmosto, nemazeite, nem as criasdastuasvacas e dastuasovelhas, atéque te façaperecer;52 e te sitiará em todas as tuasportas, atéque em toda a tuaterravenham a cair os teusaltos e fortesmuros, em queconfiavas; sim, te sitiará em todas as tuasportas, em toda a tuaterraque o SenhorteuDeus te deu.
53 E, no cerco e no apertocomque os teusinimigos te apertarão, comerás o fruto do teuventre, a carne de teusfilhos e de tuasfilhas, que o SenhorteuDeus te houverdado.
54Quanto ao homemmaismimoso e delicado no meio de ti, o seuolhoserámesquinhoparacom o seuirmão, paracom a mulher de seuregaço, e paracom os filhosqueaindalheficarem de resto;55 de sortequenãodará a nenhumdeles da carne de seusfilhosqueelecomer, porquantonadalheteráficado de resto no cerco e no apertocomque o teuinimigo te apertará em todas as tuasportas.
56Igualmente, quanto à mulhermaismimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadezanuncatentoupôr a planta de seu pé sobre a terra, serámesquinho o seuolhoparacom o homem de seuregaço, paracomseufilho, e paracomsuafilha;57tambémelaserámesquinhaparacom as suaspáreas, quesaíremdentre os seuspés, e paracom os seusfilhosquetiver; porque os comerá às escondidaspelafalta de tudo, no cerco e no apertocomque o teuinimigo te apertaránastuasportas.
58 Se nãotiverescuidado de guardartodas as palavrasdestalei, queestãoescritasnestelivro, paratemeresestenomeglorioso e temível, o SenhorteuDeus;59então o Senhorfaráespantosas as tuaspragas, e as pragas da tuadescendência, grandes e duradouraspragas, e enfermidadesmalignas e duradouras;60 e farátornarsobre ti todos os males do Egito, de quetivestetemor; e eles se apegarão a ti.
63 E seráque, assimcomo o Senhor se deleitava em vós, parafazer-vos o bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e sereisdesarraigados da terra na qualestaisentrandopara a possuirdes.
64 E o Senhorvosespalharáentretodos os povosdesdeumaextremidade da terraaté a outra; e aliservireis a outrosdeusesquenãoconhecestes, nemvósnemvossospais, deuses de pau e de pedra.
65 E nemaindaentreestasnaçõesdescansarás, nem a planta de teu pé terárepouso; mas o Senhorali te darácoraçãotremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma.
67Pelamanhãdirás: Ah! quem me deraver a tarde; E à tardedirás: Ah! quem me deraver a manhã! pelopasmoqueterás em teucoração, e peloqueveráscom os teusolhos.
68 E o Senhor te farávoltar ao Egito em navios, pelocaminho de que te disse: Nuncamais o verás. Alivosporeis a vendacomoescravos e escravasaosvossosinimigos, masnãohaveráquemvoscompre.
Nenhum comentário ainda.