2 E os bárbarosusaramconosco de nãopoucahumanidade; porque, acendendoumagrandefogueira, nosrecolheram a todosporcausa da chuvaquecaía e porcausa do frio.
4 E os bárbaros, vendo-lhe a víborapendurada na mão, diziamunsaosoutros: Certamenteestehomem é homicida, vistocomo, escapando do mar, a Justiçanão o deixaviver.
6 E elesesperavamqueviesse a inchar ou a cairmorto de repente; mastendoesperado já muito e vendoquenenhumincômodolhesobrevinha, mudando de parecer, diziamqueera um deus.
7 E ali, próximodaquelemesmolugar, haviaumasherdadesquepertenciam ao principal da ilha, pornomePúblio, o qualnosrecebeu e hospedoubenignamenteportrêsdias.
9Feito, pois, isto, vieramtambémtercomele os demaisque na ilhatinhamenfermidades e sararam,10 os quaisnosdistinguiramtambémcommuitashonras; e, havendo de navegar, nosproveramdascoisasnecessárias.
12 E, chegando a Siracusa, ficamosalitrêsdias,13donde, indocosteando, viemos a Régio; e, soprando, um diadepois, um vento do sul, chegamos no segundodia a Putéoli,14onde, achandoalgunsirmãos, nosrogaramqueporsetediasficássemoscomeles; e depoisnosdirigimos a Roma.
16 E, logoquechegamos a Roma, o centuriãoentregou os presos ao generaldosexércitos; mas a Paulo se lhepermitiumorarporsuaconta, com o soldadoque o guardava.
17 E aconteceuque, trêsdiasdepois, Pauloconvocou os principaisdosjudeus e, juntoseles, lhesdisse: Varõesirmãos, nãohavendo eu feitonadacontra o povo ou contra os ritospaternos, vim, contudo, presodesdeJerusalém, entreguenasmãosdosromanos,18 os quais, havendo-me examinado, queriamsoltar-me, pornãohaver em mimcrimealgum de morte.
23 E, havendo-lheelesassinalado um dia, muitosforamtercomele à pousada, aosquaisdeclaravacombomtestemunho o Reino de Deus e procuravapersuadi-los à fé de Jesus, tantopelalei de Moiséscomopelosprofetas, desdepelamanhãaté à tarde.
25 E, comoficaramentre si discordes, se despediram, dizendoPauloestapalavra: Bemfalou o EspíritoSanto a nossospaispeloprofetaIsaías,26dizendo: Vai a estepovo e dize: De ouvido, ouvireis e de maneiranenhumaentendereis; e, vendo, vereis e de maneiranenhumapercebereis.
27Porquanto o coraçãodestepovoestáendurecido, e com os ouvidosouvirampesadamente e fecharam os olhos, paraquenuncacom os olhosvejam, nemcom os ouvidosouçam, nem do coraçãoentendam, e se convertam, e eu os cure.
30 E Pauloficoudoisanosinteiros na suaprópriahabitaçãoquealugara e recebiatodosquantosvinham vê-lo,31pregando o Reino de Deus e ensinandocomtoda a liberdade as coisaspertencentes ao SenhorJesusCristo, semimpedimentoalgum.
Nenhum comentário ainda.