1Quandoamanheceu, os sacerdotesprincipais e os líderesreligiosos do povojudeureuniram-se outravezparadiscutir a maneira de convencer o governoromano a sentenciarJesus à morte.
3QuandoJudas, o traidor, viuqueJesustinhasidocondenado à morte, ficoucommuitoremorsopeloquetinhafeito e trouxe de volta o dinheiroaossacerdotesprincipais e aosoutroslíderesreligiosos.
6 Os sacerdotesprincipaisajuntaram as moedas. “Nãopodemospôr o dinheiro na coleta”, disserameles, “porque é contra as nossasleisaceitardinheiropagoporassassinato”.
7Elesdiscutiram a questão e finalmentedecidiramcomprarcertocampo, onde o barroerausadopelosoleiros, e transformá-lo numcemitériopara os estrangeirosquemorressem em Jerusalém.
9Istocumpriu a profecia de Jeremiasquediz: “Tomaram as trintapeças de prata, preçopeloqualelefoiavaliadopelopovo de Israel,10 e compraram um campodosoleiros, como o Senhor me orientou”.
11AgoraJesusestava de pé diante de Pilatos, o governadorromano. “Você é o reidosjudeus?”, perguntou-lhe o governador. Jesusrespondeu: “O senhor é queestádizendo”.
16Nesseanoestavapreso um criminosomuitoconhecido, chamadoBarrabás,17 e quando o povo se reuniudiante da casa de Pilatosnaquelamanhã, eleperguntou a eles: “Quemvocêsqueremque eu solte: Barrabás ou Jesus, chamadoCristo?”
19Nessemomento, enquantoPilatosestavapresidindo o tribunal, a esposadelemandou-lheesterecado: “Deixeessebomhomem em paz; porque na noitepassada eu tive um pesadelocomele”.
24Porémelescontinuaramgritando: “Crucifique! Crucifique!” QuandoPilatosviuquenãoestavachegando a resultadoalgum, e quecomeçava a se formarumaconfusão, mandoubuscarumabacia d’água e lavou as mãosdiante da multidão, dizendo: “Eu estouinocente do sanguedestehomem. A responsabilidade é de vocês!”
29Fizeramumacoroa de espinhos e a colocaram em suacabeça; depoispuseram-lheumavara na mãodireita, como se fosse um cetro, e se ajoelharamdiantedele em sinal de zombaria. “Salve, reidosjudeus”, gritavameles.
33Entãosaírampara um lugarconhecidocomoGólgota, isto é, “monte da Caveira”,34onde os soldadoslhederamparabebervinhoparaaliviar a dor; masdepois de prová-lo, rejeitou-o.
39 E o povoquepassavadirigia-lheofensas, sacudindo a cabeçaparaele40 e dizendo: “É! Vocêpodedestruir o templo e construí-lo outravez em trêsdias, não é? Ora, desça da cruz e salvesuavida se é o Filho de Deus!”
54 Os soldados da crucificação e o centuriãotiverammuitomedo do terremoto e de tudoqueaconteceu e exclamaram: “Verdadeiramente, esteera o Filho de Deus”.
57Quandoanoitecia, um homemrico de Arimateia, chamadoJosé, um dosseguidores de Jesus,58foi a Pilatos e pediu o corpodele. Pilatosdeuordemparaquefosseentregue a ele.
59Josépegou o corpo, enrolou-o numlençollimpo de linho60 e o colocou no seuprópriotúmuloabertohaviapoucotempo na rocha. Quandofoiembora, rolouumagrandepedraparafechar a entrada do túmulo.
62 No diaseguinte, no encerramento do primeirodiadascerimônias da Páscoa, os sacerdotesprincipais e os fariseusforam a Pilatos,63 e lhedisseram: “Senhor, aquelementirosoenquantoaindaestavavivo, disse: ‘Depois de trêsdiasvouressuscitar!’
64Portanto, pedimosque o senhorguarde o túmuloaté o terceirodia, paraque os discípulosdelenãovenhamroubar o seucorpo, e depoisdigam ao povoqueeleressuscitoudentre os mortos! Se istoacontecer, nósestaremos em piorsituação do queantes”.
Nenhum comentário ainda.