1 Ao romper o dia, todos os principaissacerdotes e os anciãos do povoentraram em conselhocontraJesus, para o matarem;2 e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governadorPilatos.
3EntãoJudas, que o traiu, vendoqueJesushaviasidocondenado, tocado de remorso, devolveu as trintamoedas de prataaosprincipaissacerdotes e aosanciãos, dizendo:4 — Pequei, traindosangueinocente. Eles, porém, responderam: — Quenosimporta? Isso é comvocê.
9Então se cumpriu o quefoiditopormeio do profetaJeremias: “Pegaram as trintamoedas de prata, preço em quefoiestimadoaquele a quemalgunsdosfilhos de Israelavaliaram,10 e as derampelocampo do oleiro, assimcomo me ordenou o Senhor.”
24VendoPilatosquenadaconseguia e que, ao contrário, o tumultoaumentava, mandoutrazerágua e lavou as mãosdiante do povo, dizendo: — Estouinocente do sanguedestehomem; fique o casocomvocês!
29 E, tecendoumacoroa de espinhos, a puseram na cabeçadele, e colocaram um caniço na suamãodireita. E, ajoelhando-se diantedele, zombavam, dizendo: — Salve, reidosjudeus!
39 Os queiampassandoblasfemavamcontraele, balançando a cabeça e dizendo:40 — Ei, vocêquedestrói o santuário e em trêsdias o reedifica! Salve a si mesmo, se você é o Filho de Deus, e desça da cruz!
41 De igualmodo, os principaissacerdotescom os escribas e anciãos, zombando, diziam:42 — Salvou os outros, a si mesmonãopodesalvar. É rei de Israel! Queeledesça da cruz, e entãocreremosnele.
46Porvolta de trêshoras da tarde, Jesusclamou em altavoz, dizendo: — Eli, Eli, lemásabactani? — Issoquerdizer: “Deusmeu, Deusmeu, porque me desamparaste?”
51Eisque o véu do santuário se rasgou em duaspartes, de alto a baixo; a terratremeu e as rochas se partiram;52 os túmulos se abriram, e muitoscorpos de santos já falecidosressuscitaram;53 e, saindodostúmulosdepois da ressurreição de Jesus, entraram na cidadesanta e apareceram a muitos.
54 O centurião e os quecomeleguardavamJesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficarampossuídos de grandetemor e disseram: — Verdadeiramenteesteera o Filho de Deus.
59 E José, levando o corpo, envolveu-o numlençollimpo de linho60 e o depositou no seutúmulonovo, queeletinhamandadoabrir na rocha; e, rolandoumagrandepedrapara a entrada do túmulo, foiembora.
62 No diaseguinte, que é o diadepois da preparação, os principaissacerdotes e os fariseus se reuniramcomPilatos63 e lhedisseram: — Senhor, nóslembramosqueaqueleenganador, enquantovivia, disse: “Depois de trêsdiasressuscitarei.”
64Portanto, mandeque o túmulosejaguardadocomsegurançaaté o terceirodia, paraquenãoaconteçaque, vindo os discípulosdele, o roubem e depoisdigam ao povo: “Ressuscitoudosmortos.” E esteúltimoenganoserápior do que o primeiro.
Nenhum comentário ainda.