1Disse o SENHOR a Moisés:2 “Diga ao povo de Israel o seguinte: Quandoalguémfizer um votoespecialdedicandopessoas ao SENHOR, deveserfeitoconforme o devidovalor;3 um homemquetenhaentrevinte e sessentaanos de idadepagará o valor de seiscentosgramas de prata, tomandocomobase o padrão de pesos do Tabernáculo;4umamulherquetenhaentrevinte e sessentaanospagará o valor de trezentos e sessentagramas.
5 Se for um menino ou jovem, entrecinco e vinteanos, pagará o valor de duzentos e quarentagramas de prata; se forumamenina ou moça, pagará o valor de cento e vintegramas.
6 Se for um meninoentre um mês e cincoanos de idade, pagará o valor de sessentagramas de prata; se forumamenina, pagará o valor de trinta e seisgramas de prata.
8 Se a pessoaquefez o votoformuitopobreparapagar o valorestabelecido, procurará o sacerdote, quedecidirá o valor a serpago de acordocom as possesdaquelapessoa.
10 O doadornãopoderátrocar um animalporoutro; elenãopoderátrocar um animalbomporoutroruim, nem um animalruimporoutrobom. Se, porém, poralgummotivo os trocar, ambosserãoconsagrados, pertencendo ao SENHOR.
11 Se o queeleprometeumediantevotofor um animalimpuro, que o SENHORnãoaceita, deveserapresentado ao sacerdote,12quefará a avaliação, sejabom, sejaruim. A avaliação do sacerdotedeterminará o valor do animal.
16 “Se alguémdedicar ao SENHORumapartedasterras da suafamília, o preçodessasterrasserácalculado de acordocom a semeadura, com a seguintebase: seiscentosgramas de prataparacadabarril de semente de cevada.
17 Se a suaterrafordedicadadurante o Ano do Jubileu, o valorseráintegral;18mas, se a terrafordedicadadepois do Ano do Jubileu, o sacerdotecalculará o valor de acordocom os anosquefaltarempara o Ano do Jubileuseguinte.
20Mas se elenão a resgatar, ou se tivervendido a terra a outrapessoa, nãomaispoderáresgatá-la;21quando a terraforliberada no Ano do Jubileu, serásanta e pertencerá ao SENHOR, comoterrenodedicado a ele, e se tornarápropriedade do sacerdote.
22 Se alguémdedicar ao SENHOR um campoquecomprou, e nãoforparte da suaherança,23 o sacerdotecalculará o valortomandocomobase os anosquefaltampara o Ano do Jubileu. No mesmodia, o homempagará o seuvalor e dedicará o dinheiro ao SENHOR.
27Mas, no caso de um animalimpuro — proibidopara o sacrifício — é diferente. Seráresgatadopelopreçoestabelecidopelosacerdote, acrescido de um quinto. Se nãoforresgatado, serávendidopelovalorestabelecido.
28 “Entretanto, ninguémpoderávender ou resgatarquerpessoa, queranimal, querterras de suapropriedade, quetiveremsidodedicados ao SENHOR de mododefinitivo. Poistudoaquiloquefordedicadodessamaneiraserámuitosanto ao SENHOR.
32Também de todos os animaiscriadospelohomem, seja do gado ou dosrebanhos, o dízimopertence ao SENHOR. De cadadezanimais, um é do SENHOR,33nãoimporta se os animaisdedicadoscomodízimossãobons ou ruins. O dononãopoderátrocar um animalpelooutro. Se algumanimalconsagradocomodízimofortrocadoporoutro, os doispertencerão ao SENHOR. Serãosantos e nãopoderãoserresgatados”.
Nenhum comentário ainda.