1 E aconteceuque, quandoIsaqueeravelho e seusolhosestavamescuros, de modoqueelenãopodiaver, elechamouEsaú, seufilhomaisvelho, e lhedisse: Meufilho; e elelhedisse: Eisque eu estouaqui.
3Agora, portanto, rogo-te, toma as tuasarmas, tuaaljava e o teuarco, e sai ao campo, e traz- me algumacaça,4 e faz-me umacarnesaborosa, talcomo eu gosto, e traze-a paramim, paraque eu possacomer, paraque a minhaalma te abençoeantesque eu morra.
6 E Rebecafalou a Jacó, seufilho, dizendo: Eisque eu ouviteupaifalarcomEsaú, teuirmão, dizendo:7Traz-me umacaça, e faz-me umacarnesaborosa, paraque eu coma e te abençoediante do Senhorantes da minhamorte.
11 E Jacódisse a Rebeca, suamãe: EisqueEsaú, meuirmão, é um homempeludo, e eu sou um homemliso;12 se porventurameupai me tocar, eu lheparecereicomo um enganador, e eu trareimaldiçãosobremim, e nãobênção.
19 E Jacódisse a seupai: Eu souEsaú, teuprimogênito. Eu fiz de acordocomo tu me ordenaste. Levanta-te, rogo-te, senta-te e come da minhacaça, paraquetuaalma me abençoe.
25 E eledisse: Traze-a paraperto de mim, e eu comerei da caça de meufilho, paraque a minhaalmapossa te abençoar. E ele a trouxeparapertodele, e elecomeu, e lhetrouxevinho, e elebebeu.
27 E ele se aproximou, e o beijou. E elecheirava o cheirodassuasvestes, e o abençoou, e disse: Vê, o cheiro de meufilho é como o cheiro do campoque o Senhorabençoou.
29Quepovos te sirvam, e nações se curvem a ti. Sê senhorsobreteusirmãos; e que os filhos de tuamãe se curvem a ti. Malditosejatodo o que te amaldiçoar, e benditoseja o que te abençoar.
30 E aconteceuque, assimqueIsaquehaviaacabado de abençoarJacó, e Jacóhaviaacabado de sair da presença de Isaque, seupai, Esaú, seuirmão, veio de suacaça.
31 E eletambémhaviafeitoumacarnesaborosa, e a trouxepara o seupai, e disse a seupai: Levanta-te, meupai e coma da caça de seufilho, paraque a tuaalma me abençoe.
33 E Isaqueestremeceuexcessivamente, e disse: Quem? Ondeestáaquelequetomou a caça, e a trouxe a mim, e eu comi de tudoantes de tu vires, e o abençoei? Sim, e eleseráabençoado.
36 E eledisse: Não é o seunomecomrazãochamadoJacó? Poisele me suplantouduasvezes: eletomou a minhaprimogenitura, e eisqueagoratomou a minhabênção. E eledisse: Tu nãoreservasteumabênçãoparamim?
37 E Isaquerespondeu a Esaú: Eisque eu fizdeleteusenhor, e todos os seusirmãoslhedeiporservos; e comtrigo e vinho o sustentei. E o quefareiagora a ti, meufilho?
41 E EsaúodiouJacóporcausa da bênçãocomqueseupai o abençoou. E Esaúdisse em seucoração: Os dias de lutopelomeupaiestãopróximos; então eu matarei o meuirmãoJacó.
42 E estaspalavras de Esaú, seufilhomaisvelho, foramrelatadas a Rebeca. E elaenviou e chamouJacó, seufilhomaisnovo, e lhedisse: EisqueteuirmãoEsaú, no tocante a ti, está se confortando, propondomatar-te.
43Porisso, agora, meufilho, obedece à minhavoz e levanta-te; fogeparaLabão, meuirmão, em Harã,44 e ficacomelealgunsdias, atéque a fúria de teuirmãopasse,45atéque a ira de teuirmão se afaste de ti, e eleesqueçaaquiloque tu fizeste a ele. Entãoenviareipara te buscar de lá. Porqueficaria eu privada de ambos em um só dia?
46 E Rebecadisse a Isaque: Eu estoucansada da vidaporcausadasfilhas de Hete. Se Jacótomarumamulherdasfilhas de Hete, comoestasquesão as filhas da terra, quebem a vida me fará?
Nenhum comentário ainda.