1Tendo-se envelhecidoIsaque e já nãopodendover, porque os olhos se lheenfraqueciam, chamou a Esaú, seufilhomaisvelho, e lhedisse: Meufilho! Respondeuele: Aquiestou!
3Agora, pois, toma as tuasarmas, a tuaaljava e o teuarco, sai ao campo, e apanhaparamimalgumacaça,4 e faze-me umacomidasaborosa, como eu aprecio, e traze-ma, paraque eu coma e te abençoeantesque eu morra.
6Então, disseRebeca a Jacó, seufilho: OuviteupaifalarcomEsaú, teuirmão, assim:7Trazecaça e faze-me umacomidasaborosa, paraque eu coma e te abençoediante do SENHOR, antesque eu morra.
9Vai ao rebanho e traze-me doisbonscabritos; delesfareiumasaborosacomidaparateupai, comoeleaprecia;10levá-la-ás a teupai, paraque a coma e te abençoe, antesquemorra.
25Então, disse: Chegaissoparaperto de mim, paraque eu coma da caça de meufilho; paraque eu te abençoe. Chegou-lho, e elecomeu; trouxe-lhetambémvinho, e elebebeu.
27Ele se chegou e o beijou. Então, o paiaspirou o cheiro da roupadele, e o abençoou, e disse: Eisque o cheiro do meufilho é como o cheiro do campo, que o SENHORabençoou;28Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto.
29Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teusirmãos, e os filhos de tuamãe se encurvem a ti; malditoseja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.
33Então, estremeceuIsaque de violentacomoção e disse: Quem é, pois, aquelequeapanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antesqueviesses, e o abençoei, e eleseráabençoado.
36DisseEsaú: Não é comrazãoque se chamaeleJacó? Pois já duasvezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agorausurpa a bênçãoqueeraminha. Disseainda: Nãoreservaste, pois, bênçãonenhumaparamim?
37Então, respondeuIsaque a Esaú: Eisque o constituí em teusenhor, e todos os seusirmãoslhedeiporservos; de trigo e de mosto o apercebi; que me serádadofazer-te agora, meufilho?
41PassouEsaú a odiar a Jacóporcausa da bênção, comqueseupai o tinhaabençoado; e disseconsigo: Vêmpróximos os dias de lutopormeupai; então, matarei a Jacó, meuirmão.
42Chegaramaosouvidos de Rebecaestaspalavras de Esaú, seufilhomaisvelho; ela, pois, mandouchamar a Jacó, seufilhomaismoço, e lhedisse: EisqueEsaú, teuirmão, se consola a teurespeito, resolvendomatar-te.
43Agora, pois, meufilho, ouve o que te digo: retira-te para a casa de Labão, meuirmão, em Harã;44ficacomelealgunsdias, atéquepasse o furor de teuirmão,45 e cesse o seurancorcontra ti, e se esqueça do quelhefizeste. Então, providenciarei e te fareiregressar de lá. Porquehei de eu perder os meusdoisfilhosnum só dia?
46DisseRebeca a Isaque: Aborrecidaestou da minhavida, porcausadasfilhas de Hete; se Jacótomaresposadentre as filhas de Hete, taiscomoestas, as filhasdestaterra, de que me servirá a vida?
Nenhum comentário ainda.