1 E ACONTECEUque, comoIsaqueenvelheceu, e os seusolhos se escureceram, de maneiraquenãopodiaver, chamou a Esaú, seufilhomaisvelho, e disse-lhe: Meufilho. E elelhedisse: Eis-me aqui.
2 E eledisse: Eisque já agoraestouvelho, e nãosei o dia da minhamorte;3Agora, pois, toma as tuasarmas, a tuaaljava e o teuarco, e sai ao campo, e apanhaparamimalgumacaça.
6EntãofalouRebeca a Jacóseufilho, dizendo: Eisquetenhoouvido o teupaiquefalavacomEsaúteuirmão, dizendo:7Traze-me caça, e faze-me um guisadosaboroso, paraque eu coma, e te abençoediante da face do SENHOR, antes da minhamorte.
8Agora, pois, filhomeu, ouve a minhavoznaquiloque eu te mando:9Vaiagora ao rebanho, e traze-me de lá doisbonscabritos, e eu fareideles um guisadosaborosoparateupai, comoelegosta;10 E levá-lo-ás a teupai, paraque o coma; paraque te abençoeantes da suamorte.
11EntãodisseJacó a Rebeca, suamãe: EisqueEsaúmeuirmão é homemcabeludo, e eu homemliso;12Porventura me apalpará o meupai, e sereiaosseusolhoscomoenganador; assimtrarei eu sobremimmaldição, e nãobênção.
15DepoistomouRebeca os vestidos de gala de Esaú, seufilhomaisvelho, quetinhaconsigo em casa, e vestiu a Jacó, seufilhomenor;16 E com as pelesdoscabritoscobriu as suasmãos e a lisura do seupescoço;17 E deu o guisadosaboroso e o pãoquetinhapreparado, na mão de Jacóseufilho.
19 E Jacódisse a seupai: Eu souEsaú, teuprimogênito; tenhofeitocomo me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minhacaça, paraque a tuaalma me abençoe.
25Entãodisse: Fazechegarissoperto de mim, paraquecoma da caça de meufilho; paraque a minhaalma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhetambémvinho, e bebeu.
27 E chegou-se, e beijou-o; entãosentindo o cheirodassuasvestes, abençoou-o, e disse: Eisque o cheiro do meufilho é como o cheiro do campo, que o SENHORabençoou;28Assim, pois, te dê Deus do orvalhodoscéus, e dasgorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
29Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teusirmãos, e os filhos da tuamãe se encurvem a ti; malditossejam os que te amaldiçoarem, e benditossejam os que te abençoarem.
30 E aconteceuque, acabandoIsaque de abençoar a Jacó, apenasJacóacabava de sair da presença de Isaqueseupai, veioEsaú, seuirmão, da suacaça;31 E feztambémele um guisadosaboroso, e trouxe-o a seupai; e disse a seupai: Levanta-te, meupai, e come da caça de teufilho, paraque me abençoe a tuaalma.
33EntãoestremeceuIsaque de um estremecimentomuitogrande, e disse: Quem, pois, é aquelequeapanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antesque tu viesses, e abençoei-o, e eleserábendito.
36Entãodisseele: Não é o seunomejustamenteJacó, tantoque já duasvezes me enganou? A minhaprimogenitura me tomou, e eisqueagora me tomou a minhabênção. E perguntou: Nãoreservaste, pois, paramimnenhumabênção?
37EntãorespondeuIsaque a Esaúdizendo: Eisque o tenhopostoporsenhorsobre ti, e todos os seusirmãoslhetenhodadoporservos; e de trigo e de mosto o tenhofortalecido; que te farei, pois, agora, meufilho?
41 E Esaúodiou a Jacóporcausadaquelabênção, comqueseupai o tinhaabençoado; e Esaúdisse no seucoração: Chegar-se-ão os dias de luto de meupai; e matarei a Jacómeuirmão.
42 E foramdenunciadas a Rebecaestaspalavras de Esaú, seufilhomaisvelho; e elamandouchamar a Jacó, seufilhomenor, e disse-lhe: EisqueEsaúteuirmão se consola a teurespeito, propondomatar-te.
43Agora, pois, meufilho, ouve a minhavoz, e levanta-te; acolhe-te a Labãomeuirmão, em Harã,44 E moracomelealgunsdias, atéquepasse o furor de teuirmão;45Atéque se desvie de ti a ira de teuirmão, e se esqueça do quelhefizeste; entãomandareitrazer-te de lá; porqueseria eu desfilhadatambém de vósambosnummesmodia?
46 E disseRebeca a Isaque: Enfadadaestou da minhavida, porcausadasfilhas de Hete; se Jacótomarmulherdasfilhas de Hete, comoestassão, dasfilhasdestaterra, paraque me servirá a vida?
Nenhum comentário ainda.