1 De novo, veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:2 Tu, pois, filho do homem, fazeumalamentaçãosobreTiro;3dize a Tiro: Ó tu quehabitas na entrada do mar e negociascom os povos em muitasilhas, assimdiz o SenhorJeová: Tu, ó Tiro, disseste: Eu souperfeita em formosura.
9 Os anciãos de Gebal e os seussábioseram em ti os teuscalafates; todos os navios do mar, com os seusmarinheiros, se achavam em ti paratransportarem as tuasmercadorias.
11 Os homens de Arvade, com o teuexército, estavamsobre os teusmuros ao redor, e os gamaditas, nastuastorres; penduraram os seusescudos à rodadosteusmuros; elesaperfeiçoaram a tuaformosura.
15 Os homens de Dedãeram os teusmercadores; muitasilhaseram o mercadodastuasmanufaturas; tornavam a trazer-te, em troca, dentes de marfim e pau de ébano.
16 A Sírianegociavacontigoporcausa da multidãodastuasmanufaturas; pelastuasmercadorias, trocavamesmeraldas, púrpura, obrasbordadas, linhofino, coral e rubis.
18Porcausa da multidãodastuasmanufaturas, porcausa da multidão de toda, a casta de riquezas, Damasconegociavacontigo em vinho de Helbom e em lã branca.
22 Os mercadores de Sabá e de Raamáeramteusmercadores; pelastuasmercadorias, trocavam as melhores de todas as especiarias, e todas as pedraspreciosas, e o ouro.
24Esteseram os que, no teumercado, traficavamcontigo em mercadoriasescolhidas, em panos de azul e de obrabordada, em cofres de roupaspreciosas, amarradoscomcorda e fabricados de cedro.
27 As tuasriquezas, os teusbens, as tuasmercadorias, os teusmarinheiros, os teuspilotos, os teuscalafates, os quefaziam o teunegócio e todos os teushomens de guerraqueestão em ti, juntamentecomtoda a tuacompanhiaqueestá no meio de ti, cairão no coraçãodosmares no dia da tuaruína.
29Todos os quepegam no remo, os marinheiros e todos os pilotos do mardescerãodosseusnavios, e pararão em terra,30 e farãoouvirsobre ti a suavoz, e gritarãoamargamente, e lançarão pó sobre as suascabeças, e na cinza se revolverão;31far-se-ão calvosporcausa de ti, e cingir-se-ão de sacos, e, comamargopranto, chorarãopor ti em amargura de alma.
Nenhum comentário ainda.