1Recebiestamensagem do SENHOR:2 “Filho do homem, entoe um cânticofúnebreparaTiro,3essacidadeque é entradapara o mar, queestabelecerelaçõescomerciaiscommuitasnações. Transmita-lhe a seguintemensagem do SENHORSoberano: “Ó cidade de Tiro, você se gloriava: ‘Minhabeleza é perfeita!’.
7Suasvelaseram de linhoegípcio da melhorqualidade e esvoaçavamsobrevocêcomoumabandeira. Seustoldoseramazuis e vermelhos, coloridoscomtinturasdoslitorais de Elisá.
10 “Homensdasterrasdistantes da Pérsia, de Lídia e da Líbiaserviam em seugrandeexército. Penduravam os escudos e os capacetes em seusmuros e assimlhedavammuitahonra.
11Homens de Arvade e de Helequemontavamguarda no alto de seusmuros, e em suastorresficavamhomens de Gamade. Os escudosdeles, pendurados em seusmuros, completavamsuabeleza.
12 “Társisenviavanegociantesparacomprarsuagrandevariedade de mercadorias em troca de prata, ferro, estanho e chumbo,13 e comerciantes da Grécia, de Tubal e de Mesequetraziamescravos e artigos de bronzeparanegociarcomvocê.
14 “De Bete-Togarmavinhamcavalos de montaria, cavalosparacarros de guerra e mulasparaseremnegociadosporsuasmercadorias,15 e comerciantesvinham de Dedã. Vocêtinha o monopólio do mercado de váriasregiõeslitorâneas, quelhepagavamcompresas de marfim e madeira de ébano.
16 “A Síriaenviavanegociantesparacomprarsuagrandevariedade de mercadorias, e em trocalhedavaturquesa, tinturasvermelhas, bordados, linhofino e joias de coral e de rubis.
27Tudo se perdeu: riquezas e mercadorias, marinheiros e pilotos, construtores de navios, negociantes e guerreiros. No dia de suaruína, todos a bordoafundamaté as profundezas do mar.
Nenhum comentário ainda.