1 “Nãofaçamídolos, nemimagenslavradas, nemconstruamcolunas ou monumentosreligiosos, nemponhampedrasmodeladas em suaterraparacurvar-se diantedelas. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.
3 “Se vocêsobedecerem às minhasleis e aosmeusmandamentos, e os praticarem,4 eu dareichuva a vocês no tempocerto, e a terradará a suacolheita, e as árvores do campodarão o seufruto.
5Malestarãoacabando de debulhar as espigas, e já estarãocolhendouvas, e a colheitadasuvas se estenderáaté a época de semearnovamente os campos; vocêsterãocomidacomfartura e viverão em segurança em suaterra.
6 “Dareipaz a vocês, e vocêspoderãodormirtranquilos, semmedonemperturbação. Fareidesaparecer da terra os animaisnocivos, e nãohaveráderramamento de sangue na suaterra.
13 Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egitoparanãoseremmaisescravos; quebrei as correntesque os prendia e os fizandar de cabeçaerguida.
14 “Mas se nãoderemouvidos a mim e nãoobedeceremfielmente a todosessesmandamentos,15 se rejeitarem as minhasordens e deixarem de colocar em prática os meusmandamentos, rompendo os termos da minhaaliança,16então eu os tratarei da seguintemaneira: Castigareivocêscompavorrepentino, doenças e febreabrasadora. Os seusolhosenfraquecerão, e a vida de vocêsdefinhará. Vocêssemearão em vão, porque os seusinimigoscomerão as suascolheitas.
17Virarei o meurostocontravocês, e vocêsserãoperseguidos e derrotadospelosseusinimigos; os seusadversários os dominarão, e vocêsfugirãoapavoradosmesmoquandoninguém os estiverperseguindo.
22Mandareianimaisferozescontravocês. Elesmatarão os seusfilhos. Acabareicom os seusrebanhos e reduzireivocêscadavezmais, a ponto de os caminhos de Israelficaremdesertos.
23 “Se apesardissovocêsnão se corrigirem e nãovoltaremparamim, continuando a me desafiar,24 eu marchareicontravocês e os castigareisetevezesmais, porcausadosseuspecados!
25Fareicomque os inimigos os ataquemparavingar a minhaaliança. Quando se refugiarem em suascidades, mandareiumapragasobrevocês, e vocêsserãodominadospelosinimigos.
26Quando eu lhescortar o suprimento de pão, dezmulheresassarão o pãonum só forno, e cadapessoareceberáumaporçãotãopequena de comidaquenãoconseguirámatar a suafome.
27 “Se aindanão me ouvirem, e continuaremdesobedecendo às minhasordens,28entãovoltarei a minhairacontravocêscomcastigossetevezesmaioresporcausadosseuspecados.
30Destruirei os altaresnosmorros, ondevocêsadoramídolos, despedaçarei as imagens do deussol. Depoisjogarei os cadáveres de vocês em cimadosseusídoloscaídos, e rejeitareivocês.
34Então a suaterrapoderágozardosseusanossabáticos. Enquantoestiverabandonada e deserta, e enquantovocêsestiveremespalhadosentre as naçõesdosseusinimigos, a terraquedei a vocêspoderádesfrutardosseussábados.
36 “Quantoaosquesobreviveremnasterrasdosseusinimigos, encherei o seucoração de talpavorquefugirãoassustados ao movimento de umafolha. Fugirãocomo se estivessemsendoperseguidosporhomensarmados de espadas, e cairão, semqueestejamsendoperseguidosporalguém.
37Semqueninguémpersigaessesisraelitas, elescairão, tropeçandounsnosoutros. E caídosunssobre os outros, serãofacilmenteapanhados e destruídospelosinimigos.
40 “Mas se confessarem os seuspecados e dosseusantepassados, reconhecendoqueforaminfiéis a mim,41fazendocomque eu ficassecontraeles e os espalhassepelaterradosseusinimigos; se o seucoraçãoobstinado se humilhar, e aceitarem o castigo do seupecado,42 eu me lembrarei da minhaaliançacomJacó, da minhaaliançacomIsaque e da minhaaliançacomAbraão, e me lembrarei da terra de Israel.
43Enquantoisso, a terraaproveitará a desolaçãoparadesfrutardossábados. Receberão o castigopelosseuspecadosporquedesobedeceram às minhasleis e desprezaram os meusmandamentos.
44Mesmoassim, quandoestiverem na terra do inimigo, não os desprezarei, nem os abandonareiparadestruí-lostotalmente. Nemquebrarei a minhaaliançacomeles, pois eu sou o SENHOR, o Deusdeles.
45Poramordeles eu me lembrarei da aliançaquefizcom os seusantepassadosquetirei da terra do Egito à vistadasnações, paraser o Deusdeles. Eu sou o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.