1 — Nãofaçamídolosparavocês, nemlevantemimagem de esculturanemcoluna, nemponhampedracomfigurasesculpidas na terra de vocês, para se inclinaremdiantedela; porque eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.
3 — Se andaremnosmeusestatutos, guardarem os meusmandamentos e os cumprirem,4então eu lhesdarei as chuvas na épocacerta, a terraproduzirá a suacolheita e a árvore do campodará o seufruto.
5 A debulhadosgrãos se estenderáaté o tempo da vindimadasuvas, e a vindima se estenderáaté o tempo da sementeira. Vocêscomerão o seupão à vontade e habitarão em segurança na suaterra.
6 — Estabelecereipaz na terra. Vocês se deitarão, e nãohaveráquem os atemorize; afastarei da terra os animaisnocivos, e pelaterra de vocêsnãopassaráespada.
13 Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito, paraquenãofossemescravosdosegípcios; quebrei o jugoquepesavasobrevocês e os fizandar de cabeçaerguida.
14 — Mas, se não me ouvirem e nãocumpriremtodosestesmandamentos;15 se rejeitarem os meusestatutos, e se ficaremaborrecidoscom os meusjuízos, a ponto de nãocumpriremtodos os meusmandamentos, e quebrarem a minhaaliança,16então eu lhesfareiisto: trareisobrevocêspavor, fraqueza e febre, quefazemdesaparecer o brilhodosolhos e definhar a vida. Vocêssemearão os campos em vão, porque os seusinimigosficarãocom a colheita.
17Voltarei o meurostocontravocês, e serãoderrotadospelosseusinimigos. Aquelesque os odeiamdominarãosobrevocês, e vocêsfugirãomesmoquandoninguém os estiverperseguindo.
22Porqueenviareipara o meio de vocêsanimaisselvagens, que os deixarãosemfilhos, acabarãocom o seugado e os reduzirão a poucos; e as suasestradasficarãodesertas.
23 — Se aindacomistovocêsnão se corrigirem e nãovoltaremparamim, porémandarem em oposição a mim,24 eu tambémsereicontrário a vocês e eu mesmo os ferireisetevezesmaisporcausadosseuspecados.
25Trareisobrevocês a espadavingadora da minhaaliança. E então, quandovocês se refugiaremnassuascidades, enviarei a pestepara o meio de vocês, e vocêsserãoentreguesnasmãos do inimigo.
26Quando eu lhestirar o sustento do pão, dezmulherespoderãoassar o pão de vocêsnumúnicoforno e o repartirãoporpeso; vocêscomerão, masnãoconseguirãoficarsatisfeitos.
27 — Se aindacomistonão me ouvirem e andarem em oposição a mim,28 eu também, comfuror, sereicontrário a vocês e os castigareisetevezesmaisporcausadosseuspecados.
30Destruirei os seuslugaresaltos, derrubarei os altaresondequeimamincenso e amontoarei os seuscadáveressobre o cadáverdosdeusesquevocêsadoram; a minhaalma se aborrecerácomvocês.
34 — Então a terracelebraránosseussábados, todos os dias da suaassolação, e vocêsestarão na terradosseusinimigos; nessetempo, a terradescansará e observará os seussábados.
36Aqueles de vocêsquesobreviverem, eu lhesmeterei no coraçãoumaansiedadetal, nasterrasdosseusinimigos, que o ruído de umafolhamovida os perseguirá; fugirãocomoquemfoge da espada; e cairãosemninguém os perseguir.
40 — Mas, se elesconfessarem a suainiquidade e a iniquidade de seuspais, na infidelidadequecometeramcontramim, e se confessaremqueandaram em oposição a mim,41fazendocomquetambém eu fossecontrário a eles e os fizesseentrar na terradosseusinimigos; se o coraçãoincircuncisoqueelestêm se humilhar, e aceitarem o castigo da suainiquidade,42então me lembrarei da minhaaliançacomJacó, e também da minhaaliançacomIsaque, e também da minhaaliançacomAbraão, e da terra me lembrarei.
43Mas a terra na suaassolação, deixadaporeles, folgaránosseussábados; e elesaceitarão o castigo da suainiquidade, vistoquerejeitaram os meusjuízos e se aborreceramcom os meusestatutos.
44Mesmoassim, estandoeles na terra de seusinimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecereicomeles, paraconsumi-los e invalidar a minhaaliançacomeles, porque eu sou o SENHOR, o Deusdeles.
45Pelocontrário, poramordeles, me lembrarei da aliançacom os seusantepassados, quetirei da terra do Egito à vistadasnações, paralhesserporDeus. Eu sou o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.