1Nãofareisparavósídolos, nemparavóslevantareisimagemesculpida, nemcoluna, nemporeis na vossaterrapedracomfiguras, paravosinclinardes a ela; porque eu sou o SenhorvossoDeus.
3 Se andardesnosmeusestatutos, e guardardes os meusmandamentos e os cumprires,4 eu vosdarei as vossaschuvas a seutempo, e a terradará o seuproduto, e as árvores do campodarão os seusfrutos;5 a debulhavoscontinuaráaté a vindima, e a vindimaaté a semeadura; comereis o vossopão a fartar, e habitareisseguros na vossaterra.
14Mas, se não me ouvirdes, e nãocumprirdestodosestesmandamentos,15 e se rejeitardes os meusestatutos, e a vossaalmadesprezar os meuspreceitos, de modoquenãocumpraistodos os meusmandamentos, masvioleis o meupacto,16então eu, comefeito, vosfareiisto: poreisobrevós o terror, a tísica e a febreardente, queconsumirão os olhos e farãodefinhar a vida; em vãosemeareis a vossasemente, pois os vossosinimigos a comerão.
22Enviareipara o meio de vós as feras do campo, as quaisvosdesfilharão, e destruirão o vossogado, e vosreduzirão a pequenonúmero; e os vossoscaminhos se tornarãodesertos.
23 Se nemaindacomistoquiserdesvoltar a mim, mascontinuardes a andarcontrariamenteparacomigo,24 eu tambémandareicontrariamenteparaconvosco; e eu, eu mesmo, vosferireisetevezesmais, porcausadosvossospecados.
25Trareisobrevós a espada, queexecutará a vingança do pacto, e vosaglomerareisnasvossascidades; entãoenviarei a pesteentrevós, e sereisentregues na mão do inimigo.
26Quando eu vosquebrar o sustento do pão, dezmulherescozerão o vossopãonum só forno, e de novo vo-lo entregarãoporpeso; e comereis, masnãovosfartareis.
27 Se nemaindacomisto me ouvirdes, mascontinuardes a andarcontrariamenteparacomigo,28também eu andareicontrariamenteparaconvoscocomfuror; e voscastigareisetevezesmais, porcausadosvossospecados.
30Destruirei os vossosaltos, derrubarei as vossasimagens do sol, e lançarei os vossoscadáveressobre os destroçosdosvossosídolos; e a minhaalmavosabominará.
34Então a terrafolgaránosseussábados, todos os dias da suaassolação, e vósestareis na terradosvossosinimigos; nessetempo a terradescansará, e folgaránosseussábados.
36 E, quantoaosque de vósficarem, eu lhesmetereipavor no coraçãonasterrasdosseusinimigos; e o ruído de umafolhaagitada os porá em fuga; fugirãocomoquemfoge da espada, e cairãosemqueninguém os persiga;37sim, emboranãohajaquem os persiga, tropeçarãounssobre os outroscomodiante da espada; e nãopodereisresistiraosvossosinimigos.
38Assimperecereisentre as nações, e a terradosvossosinimigosvosdevorará;39 e os que de vósficaremdefinharãopelasua iniqüidade nasterrasdosvossosinimigos, comotambémpela iniqüidade de seuspais.
40Entãoconfessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seuspais, com as suastransgressões, comquetransgrediramcontramim; igualmenteconfessarãoque, porteremandadocontrariamenteparacomigo,41 eu tambémandeicontrariamenteparacomeles, e os trouxepara a terradosseusinimigos. Se então o seucoraçãoincircunciso se humilhar, e tomaremporbem o castigo da sua iniqüidade,42 eu me lembrarei do meupactocomJacó, do meupactocomIsaque, e do meupactocomAbraão; e bemassim da terra me lembrarei.
43 A terratambémserádeixadaporeles e folgaránosseussábados, sendoassoladaporcausadeles; e elestomarãoporbem o castigo da sua iniqüidade, em razãomesmo de querejeitaram os meuspreceitos e a suaalmadesprezou os meusestatutos.
44Todavia, aindaassim, quandoelesestiverem na terradosseusinimigos, não os rejeitareinem os abominarei a ponto de consumi-lostotalmente e quebrar o meupactocomeles; porque eu sou o SenhorseuDeus.
45Antesporamordeles me lembrarei do pactocom os seusantepassados, quetirei da terra do Egitoperante os olhosdasnações, paraser o seuDeus. Eu sou o Senhor.
Nenhum comentário ainda.