1Nãofareisídolos, nemlevantareisimagemesculpida, nemcoluna, nemporeis na vossaterrapedracomfiguras, paravosinclinardes a ela; porque eu sou o SENHORvossoDeus.
3 Se andardesnosmeusestatutos e guardardes os meusmandamentos e os cumprirdes,4 eu vosdareichuvas no tempocerto, a terradaráseuproduto e as árvores do campodarãoseusfrutos.
13 Eu sou o SENHORvossoDeus, quevostirei da terradosegípcios, paraquenãofôsseisseusescravos; quebrei as traves do vossojugo e vosfizandar de cabeçaerguida.
14Mas, se não me ouvirdes e nãocumprirdestodosessesmandamentos,15 se rejeitardes os meusestatutos e desprezardes os meuspreceitos, nãocumprindotodos os meusmandamentos, masviolando a minhaaliança,16então, comcerteza, eu vosfareiisto: colocareisobrevós o terror, a tuberculose e a febreardente, queconsumirão os olhos e farãodefinhar a vida. Semeareis a vossasemente em vão, pois os vossosinimigos a comerão.
22Enviareianimaisferozespara o meio de vós, quematarãovossosfilhos, destruirão o vossogado e vosreduzirão a um númerotãopequeno, que os vossoscaminhosficarãodesertos.
23 Se nemassimquiserdesvoltarparamim, masinsistirdes em me contrariar,24 eu tambémvoscontrariarei; e eu mesmovosferireisetevezesmais, porcausadosvossospecados.
25Trareisobrevós a espada, queexecutará a vingança da aliança, e buscareisrefúgionasvossascidades. Entãoenviarei a pesteentrevós, e sereisentregues na mão do inimigo.
27 Se mesmoassimnão me ouvirdes, masinsistirdes em me contrariar,28também eu voscontrariareicomfuror; e voscastigareisetevezesmais, porcausadosvossospecados.
30Destruirei os vossosaltaresdascolinas, derrubarei as vossasimagens do sol e lançarei os vossoscadáveressobre os destroçosdosvossosídolos; e sereisumaabominaçãoparamim.
34Então a terrausufruirádosseussábados, todos os dias da suadevastação, e vósestareis na terradosvossosinimigos. Nessetempo, a terradescansará e usufruirádosseussábados.
36 E, quantoaosquerestarem de vós, eu lhesencherei o coração de pavornasterrasdosseusinimigos; e o ruído de umafolhaagitadapelovento os porá em fuga. Fugirãocomoquemfoge da espada e cairãosemqueninguém os persiga;37sim, emboranãohajaquem os persiga, tropeçarãounssobre os outroscomoperseguidospelaespada, e nãopodereisresistiraosvossosinimigos.
40Entãoconfessarãoseupecado e o pecado de seuspais, e as suastransgressõesquepraticaramcontramim; e confessarãoqueinsistiram em me contrariar,41 e que eu também os contrariei e os leveipara a terradosseusinimigos. Então, se o seucoraçãoincircunciso se humilhar, e aceitarem o castigo do seupecado,42 eu me lembrarei da minhaaliançacomJacó, da minhaaliançacomIsaque e da minhaaliançacomAbraão; e também me lembrarei da terra.
43 A terratambémserádeixadaporeles e descansaránosseussábados, sendodevastadaporcausadeles. E receberão o castigo do seupecado, porquerejeitarammeuspreceitos e desprezarammeusestatutos.
44Mesmoassim, quandoestiverem na terradosseusinimigos, não os rejeitareinem os detestarei a ponto de destruí-lostotalmente e de quebrar a minhaaliançacomeles, porque eu sou o SENHOR, seuDeus.
45Pelocontrário, poramordeles me lembrarei da aliançacomseusantepassados, quetirei da terra do Egitodiantedosolhosdasnações, paraser o Deusdeles. Eu sou o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.