1Nãofareisparavósoutrosídolos, nemvoslevantareisimagem de esculturanemcoluna, nemporeispedracomfiguras na vossaterra, paravosinclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vossoDeus.
3 Se andardesnosmeusestatutos, guardardes os meusmandamentos e os cumprirdes,4então, eu vosdarei as vossaschuvas a seutempo; e a terradará a suamesse, e a árvore do campo, o seufruto.
14Mas, se me nãoouvirdes e nãocumprirdestodosestesmandamentos;15 se rejeitardes os meusestatutos, e a vossaalma se aborrecerdosmeusjuízos, a ponto de nãocumprirtodos os meusmandamentos, e violardes a minhaaliança,16então, eu vosfareiisto: poreisobrevósterror, a tísica e a febreardente, quefazemdesaparecer o lustredosolhos e definhar a vida; e semeareisdebalde a vossasemente, porque os vossosinimigos a comerão.
17Voltar-me-ei contravósoutros, e sereisferidosdiante de vossosinimigos; os quevosaborreceremassenhorear-se-ão de vós e fugireis, semninguémvosperseguir.
22Porqueenviareipara o meio de vós as feras do campo, as quaisvosdesfilharão, e acabarãocom o vossogado, e vosreduzirão a poucos; e os vossoscaminhos se tornarãodesertos.
23 Se aindacomistonãovoscorrigirdesparavolverdes a mim, porémandardescontrariamentecomigo,24 eu tambémsereicontrário a vósoutros e eu mesmovosferireisetevezesmaisporcausadosvossospecados.
25Trareisobrevós a espadavingadora da minhaaliança; e, então, quandovosajuntardesnasvossascidades, enviarei a pestepara o meio de vós, e sereisentregues na mão do inimigo.
27 Se aindacomisto me nãoouvirdes e andardescontrariamentecomigo,28 eu também, comfuror, sereicontrário a vósoutros e voscastigareisetevezesmaisporcausadosvossospecados.
30Destruirei os vossosaltos, e desfarei as vossasimagens do sol, e lançarei o vossocadáversobre o cadáverdosvossosdeuses; a minhaalma se aborrecerá de vós.
34Então, a terrafolgaránosseussábados, todos os dias da suaassolação, e vósestareis na terradosvossosinimigos; nessetempo, a terradescansará e folgaránosseussábados.
36Quantoaosque de vósficarem, eu lhesmeterei no coraçãotalansiedade, nasterrasdosseusinimigos, que o ruído de umafolhamovida os perseguirá; fugirãocomoquemfoge da espada; e cairãosemninguém os perseguir.
40Mas, se confessarem a suainiquidade e a iniquidade de seuspais, na infidelidadequecometeramcontramim, comotambémconfessaremqueandaramcontrariamenteparacomigo,41peloquetambémfuicontrário a eles e os fizentrar na terradosseusinimigos; se o seucoraçãoincircunciso se humilhar, e tomaremelesporbem o castigo da suainiquidade,42então, me lembrarei da minhaaliançacomJacó, e também da minhaaliançacomIsaque, e também da minhaaliançacomAbraão, e da terra me lembrarei.
43Mas a terra na suaassolação, deixadaporeles, folgaránosseussábados; e tomarãoelesporbem o castigo da suainiquidade, vistoquerejeitaram os meusjuízos e a suaalma se aborreceudosmeusestatutos.
44Mesmoassim, estandoeles na terradosseusinimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecereideles, paraconsumi-los e invalidar a minhaaliançacomeles, porque eu sou o SENHOR, seuDeus.
45Antes, poramordeles, me lembrarei da aliançacom os seusantepassados, quetirei da terra do Egito à vistadasnações, paralhesserporDeus. Eu sou o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.