1NÃOfareisparavósídolos, nemvoslevantareisimagem de escultura, nemestátua, nemporeispedrafigurada na vossaterra, parainclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHORvossoDeus.
3 Se andardesnosmeusestatutos, e guardardes os meusmandamentos, e os cumprirdes,4Então eu vosdarei as chuvas a seutempo; e a terradará a suacolheita, e a árvore do campodará o seufruto;5 E a debulha se voschegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vossopão a fartar, e habitareisseguros na vossaterra.
14Mas, se não me ouvirdes, e nãocumprirdestodosestesmandamentos,15 E se rejeitardes os meusestatutos, e a vossaalma se enfadardosmeusjuízos, nãocumprindotodos os meusmandamentos, parainvalidar a minhaaliança,16Então eu tambémvosfareiisto: poreisobrevósterror, a tísica e a febreardente, queconsumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossasemente, pois os vossosinimigos a comerão.
17 E porei a minhafacecontravós, e sereisferidosdiante de vossosinimigos; e os quevosodeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, semninguémvosperseguir.
23 Se aindacomestascoisasnãovoscorrigirdesvoltandoparamim, masaindaandardescontrariamenteparacomigo,24 Eu tambémandareicontrariamenteparaconvosco, e eu, eu mesmo, vosferireisetevezesmaisporcausadosvossospecados.
25Porquetrareisobrevós a espada, queexecutará a vingança da aliança; e ajuntadossereisnasvossascidades; entãoenviarei a pesteentrevós, e sereisentregues na mão do inimigo.
26Quando eu vosquebrar o sustento do pão, entãodezmulherescozerão o vossopãonum só forno, e devolver-vos-ão o vossopãoporpeso; e comereis, masnãovosfartareis.
27 E se comistonão me ouvirdes, masaindaandardescontrariamenteparacomigo,28Também eu paraconvoscoandareicontrariamente em furor; e voscastigareisetevezesmaisporcausadosvossospecados.
30 E destruirei os vossosaltos, e desfarei as vossasimagens, e lançarei os vossoscadáveressobre os cadáveresdosvossosdeuses; a minhaalma se enfadará de vós.
34Então a terrafolgaránosseussábados, todos os dias da suaassolação, e vósestareis na terradosvossosinimigos; então a terradescansará, e folgaránosseussábados.
36 E, quantoaosque de vósficarem, eu poreitalpavornosseuscorações, nasterrasdosseusinimigos, que o ruído de umafolhamovida os perseguirá; e fugirãocomoquemfoge da espada; e cairãosemninguém os perseguir.
40Entãoconfessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seuspais, com as suastransgressões, comquetransgrediramcontramim; comotambémelesandaramcontrariamenteparacomigo.
41 Eu tambémandeiparacomelescontrariamente, e os fizentrar na terradosseusinimigos; se então o seucoraçãoincircunciso se humilhar, e entãotomaremporbem o castigo da sua iniqüidade,42Também eu me lembrarei da minhaaliançacomJacó, e também da minhaaliançacomIsaque, e também da minhaaliançacomAbraão me lembrarei, e da terra me lembrarei.
43 E a terraseráabandonadaporeles, e folgaránosseussábados, sendoassoladaporcausadeles; e tomarãoporbem o castigo da sua iniqüidade, em razãomesmo de querejeitaram os meusjuízos e a suaalma se enfastioudosmeusestatutos.
44 E, demaisdistotambém, estandoeles na terradosseusinimigos, não os rejeitareinem me enfadareideles, paraconsumi-los e invalidar a minhaaliançacomeles, porque eu sou o SENHORseuDeus.
45Antesporamordeles me lembrarei da aliançacom os seusantepassados, quetirei da terra do Egitoperante os olhosdosgentios, paralhesserporDeus. Eu sou o SENHOR.
Nenhum comentário ainda.